Brasil, 16 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Investimentos e adaptações de infraestrutura garantem aos cadeirantes mais acesso à cultura

Além de leis sobre lugares reservados e meia entrada, é preciso conversar mais sobre a acessibilidade dentro dos estabelecimentos

A meia-entrada – e em algumas cidades a gratuidade – em espaços e eventos culturais já é benefício garantido para cadeirantes em todo o Brasil. Mas, será que só essa medida já é o bastante para que se assegure o direito fundamental, previsto na Constituição, de acesso à cultura? Mais do que apenas garantir a contrapartida financeira é preciso investir em infraestrutura, reservar locais e garantir que o acesso seja o mais simples possível.

Para assegurar que os cadeirantes tenham mais facilidade de acompanhar eventos culturais, o presidente Michel Temer assinou, em junho deste ano, um decreto que aumenta o número de lugares reservados para pessoas com deficiência em cinemas, teatros, auditórios e estádios, entre outros locais. O texto faz uma diferenciação entre empreendimentos com até mil lugares, e os que têm mais do que isso. No primeiro caso, deverão ser reservados 2% dos espaços para cadeirantes e outros 2% para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Já no caso de locais com mais de mil lugares, são vinte espaços para cadeirantes, mais 1% do excedente dos mil lugares, e o mesmo número de assentos, para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Mas, contextualizado em um cinema, por exemplo, esse decreto está pensando na última etapa que o cadeirante vai ter que passar antes de assistir ao filme. Garantir que lugares sejam reservados e meias entradas sejam cobradas não muda em nada o fato de que em parte dos cinemas do Brasil o cadeirante precisa transpor barreiras físicas (como degraus, portas de banheiro estreitas, escadas) para depois ainda assistir ao filme em um local pouco privilegiado, próximo demais da tela.

Pensando em como deixar a experiência desse consumidor mais completa, a Rede Cinesystem Cinemas, por exemplo, que conta com 160 salas espalhadas por 26 complexos em 10 estados brasileiros, investiu mais em infraestrutura nos últimos empreendimentos lançados e vem recebendo feedbacks positivos. "O foco foi adaptar da melhor maneira os ambientes para que o cadeirante se sinta tão confortável quanto qualquer outro cliente ao entrar naquele local", explica a gerente de marketing da Rede, Sâmara Kurihara.

Ao chegar em um dos cinemas adaptados, os cadeirantes podem realizar suas compras em uma fila preferencial e se dirigirem às salas por meio de um elevador exclusivamente projetado para isso. Nesses cinemas, o local mais bem posicionado da sala, com uma boa distância da tela e em um corredor bem centralizado, é reservado para os cadeirantes. Os corredores nessa fileira são mais largos – para que uma cadeira de rodas possa circular sem obstáculos – têm espaço para os acompanhantes não cadeirantes e até poltronas de alta qualidade e conforto.

Ao todo hoje seis cinemas da Cinesystem já são totalmente equipados com plataformas elevatórias, elevadores e locais privilegiados durante a exibição, dentre eles o do complexo do Morumbi Town Shopping, em São Paulo, onde os lugares reservados ficam dentro do Espaço VIP das salas – sem que nenhum valor extra seja cobrado por conta disso. "Unindo o trabalho simples de 'se colocar no lugar do próximo' com uma equipe de projetos qualificada, que auxiliou em cada etapa do desenvolvimento desses multiplex, nós conseguimos criar um ambiente bastante receptivo e inclusivo", finaliza Sâmara.

SOBRE a Rede Cinesystem Cinemas

Quinta maior exibidora do País em número de salas, a Rede Cinesystem Cinemas foi criada em 2003 e opera atualmente 160 salas, distribuídas por 26 complexos em 10 estados: Pará, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Jovem, ousada e inovadora, entrega em cada um dos multiplex o que há de melhor em tecnologia e conforto, oferecendo assim uma experiência única para os clientes.

Levam a assinatura da Cinesystem o precursor e exclusivo projeto de autoatendimento e o primeiro complexo totalmente digital do País. É também da Rede o único cinema com 100% de projeção a laser da América Latina. O complexo, que fica no Morumbi Town Shopping, conta também com a "Melhor Sala da Cidade" e as "Melhores Poltronas da Cidade", de acordo com o ranking do jornal O Estado de São Paulo de 2018. A Cinesystem é ainda vencedora do Prêmio ED (Exibidoras/ Distribuidoras), iniciativa do Sindicato das Empresas Exibidoras do Estado de São Paulo, nos anos de 2010, 2011, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017, em diversas categorias.

Mais de 8 milhões de espectadores escolhem todos os anos a Cinesystem e podem optar por ver seus filmes favoritos em um dos variados estilos de salas que a exibidora oferece, entre elas as salas convencionais, com tecnologia 3D, as VIPS, Premiuns ou na "CINÉPIC", modelo mais tecnológico da Rede, que conta com o sistema de som Dolby Atmos®, projeção digital com tecnologias 4K e HFR e telas gigantes até 160% maiores que as tradicionais, fazendo com que os clientes tenham a sensação de estarem "dentro" do filme. Graças ao som Dolby Atmos®presente na sala CINÉPIC do Morumbi Town Shopping, o cinema foi premiado por dois anos consecutivos, 2017 e 2018, como "Melhor Sistema de Som de Cinema" pelo jornal Folha de São Paulo.

Na Cinesystem todos os públicos têm benefícios garantidos. Com pipoca ou milkshake, nas salas da exibidora paranaense fazer aniversário é sinônimo de "Festa no Cinema". O público conta também com descontos e vantagens especiais do "Clube da Pipoca", programa de relacionamento da Rede. Já os projetos "CinEmpresarial" e "CinEscola" proporcionam a estrutura ideal para eventos sociais, corporativos e pedagógicos. Outras informações, acesse: www.cinesystem.com.br

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::