Brasil, 16 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Pirelli: Apresentado Em Milão “Dreaming”, O Calendário Pirelli 2019 Fotografado Por Albert Watson

Um extenso conto registrado por meio de fotografias sobre as aspirações de quatro mulheres e do comprometimento de cada uma para atingir o objetivo, cada qual atrás de seus sonhos e paixões. Este é “Dreaming”, a quadragésima-sexta edição do Calendário Pirelli, fotografado por Albert Watson, no mês de abril, entre as cidades de Miami e Nova York e apresentado hoje em Milão no Pirelli HangarBicocca.

Fotogramas em sequência que contam histórias de personagens interpretados por Gigi Hadid ao lado de Alexander Wang, Julia Garner, Misty Copeland com Calvin Royal III e Laetitia Casta junto com Sergei Polunin. Quarenta cliques a cores e em preto e branco na proporção de 16:9 inspirados na grande paixão de Albert Watson pelo cinema.

“Ao me aproximar deste projeto – explica Watson - queria ser diferente dos outros fotógrafos e fiquei pensando qual poderia ser a melhor maneira. Fui à procura de imagens com grande qualidade, com profundidade e que contassem histórias. Não queria meros retratos de pessoas, mas algo que se aproximasse o quanto mais das ‘imagens congeladas’ de um filme. Gostaria que, ao olhar para o Calendário, as pessoas entendessem que o meu propósito foi a pureza da fotografia, foi sondar as mulheres que eu estava retratando e revelar uma situação com um enfoque positivo sobre as mulheres de hoje.”

O fotógrafo, ao contar o caminho que o levou a realizar o Calendário, fala de sonhos, do engajamento e da dedicação necessários: “Para que um sonho se torne realidade é preciso trabalhar duro. Sempre fiz as coisas aos poucos, atingindo uma meta de cada vez, sem querer subir logo no topo da escada. Apesar de pensar, às vezes, que esta escada possa crescer até o infinito e o degrau mais alto esteja se afastando, considero que vale a pena ter objetivos e sonhos ainda mais ambiciosos”.

“Cada uma destas quatro mulheres – continua – tem o próprio temperamento, objetivo de vida e um jeito diferente de fazer as coisas. E todas elas estão focalizadas no futuro. O pano de fundo, portanto, são os “sonhos”, mas o fundamento do projeto em si é o conto por meio de quatro ‘pequenos filmes’. “

Um exemplo é a personagem interpretado por Gigi Hadid. Separada há pouco tempo do companheiro, vive na solidão dentro de uma torre de vidro e Alexander Wang é o seu único amigo e confidente: “Acho que há um pouco de melancolia nestas imagens. Com a personagem de Gigi Hadid, quis surtir o efeito de uma mulher que pensa no futuro, mas também passar um sentimento de solidão. Ela está imaginando qual será o seu rumo na vida, pensando no futuro. Eu quis mostrá-la muito mais ‘minimalista’ do que as outras mulheres que retratei e de que seus ambientes”.

Julia Garner interpreta uma jovem fotógrafa, amante da natureza e da solidão. “Júlia é uma atriz extremamente experiente e soube entrar perfeitamente no papel. Ela interpretou uma fotógrafa botânica, cujo sonho é realizar exposições de sucesso. Clicamos em um lindo jardim tropical de Miami, que se revelou o lugar perfeito para trabalhar”.

Misty Copeland, que no Calendário contracena com Calvin Royal III, também olha para o futuro sonhando com o sucesso no mundo da dança: “A busca do sucesso é a força propulsora. A personagem de Misty Copeland se sustenta dançando em um clube, mas também montou um pequeno palco no seu jardim para ficar ensaiando para se tornar a primeira bailarina às vezes acompanhada pelo namorado, interpretado por Calvin Royal III”

Laetitia Casta é uma pintora que mora em um pequeno apartamento-estúdio com o seu parceiro, interpretado por Sergei Polunin. Ambos sonham com o sucesso: ela como artista, ele como bailarino. “O que é interessante - conta Watson – é que a Laetitia, nas horas de lazer de sua vida real, dedica-se à escultura e cria objetos de arte. Uma coincidência favorável que a ajudou a interpretar a personagem. Resolvemos fotografar também ao ar livre para que a cena tivesse mais claridade natural. Miami e a sua tropicalidade são elementos essenciais do quadro”.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::