Brasil, 25 de Abril de 2019

+ F O N T E -

CAE aprova projeto de expansão do mercado livre de energia elétrica

Portabilidade pode proporcionar uma economia de até 20% nas contas de luz dos consumidores

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, no dia 20 de novembro, o Projeto de Lei que expande o mercado livre de energia elétrica, permitindo que pequenos consumidores façam a portabilidade da conta de luz. O projeto prevê algumas alterações no modelo de comercialização de energia elétrica ao permitir que os pequenos consumidores possam progressivamente optar pelo mercado livre.

Para Walfrido Avila, presidente da Tradener, empresa pioneira na comercialização de energia livre no Brasil, a abertura do mercado livre aumentaria a concorrência, diversificaria a matriz energética brasileira e reduziria os custos dos consumidores. “De modo geral, a compra de energia no mercado livre proporciona uma economia de 10% a 20% na conta de luz. Reduzir os gastos com energia significa aumentar os investimentos em outras áreas, tanto no caso de pequenas empresas, quanto nas casas dos brasileiros”, afirma Avila.

Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel), o mercado livre de energia já gerou, no Brasil, uma economia de R$123 bilhões, com a redução média de 23% no preço da energia.

Hoje, consumidores com carga inferior a 500 KW estão no chamado mercado cativo e não podem negociar a energia no mercado livre, sendo dependentes da distribuidora a qual estão conectados. Esse é o caso de residências e pequenos comércios e indústrias. Apenas os consumidores com carga superior a 500 KW podem negociar e comprar energia no mercado livre.

Sobre a Tradener: É uma das maiores comercializadoras independentes de energia elétrica e gás natural do país, com foco nos consumidores livres de energia elétrica e produtores independentes. Pioneira no segmento desde 1998, foi a primeira empresa do Brasil autorizada pela Aneel a comercializar energia com consumidores livres e geradores no ambiente de contratação livre. Com investimentos em geração renovável, a companhia está no ranking das maiores e melhores empresas do Brasil. Site: www.tradener.com.br.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::