Brasil, 21 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Brasil assina acordo para reduzir açúcares dos alimentos industrializados

O Brasil foi pioneiro em assinar acordo com a indústria alimentícia para, até 2022, reduzir 144 mil toneladas de açúcar dos alimentos. Segundo o anúncio feito pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (26), 68 empresas estão envolvidas e farão a redução de açúcares em 1.147 produtos industrializados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere um consumo de açúcar de até 50g por dia, porém, estima-se que cada brasileiro consuma, em média, 30g a mais do que o recomendado – chegando a 80g por dia. Segundo com o Ministério, 36% desses açúcares são provenientes de alimentos industrializados. A redução prevista no acordo equivale a aproximadamente 1,5% da ingestão de açúcar advinda de alimentos processados no país.

O recomendado é que, até o fim de 2022, refrigerantes deverão conter 10,6g de açúcares a cada 100g; achocolatados, 85g a cada 100g; biscoitos recheados sofrerão redução de 62% de açúcares, devendo conter 85g a cada 100g e iogurtes e demais leites fermentados deverão apresentar 12,8g a cada 100g.

Para chegar às metas estabelecidas, foram analisados critérios que vão desde o consumo e distribuição dos teores de açúcar dos alimentos até a necessidade de redução dos níveis máximos de açúcar. O acordo prevê, também, que não seja feita uma substituição por adoçantes ou semelhantes. Para fiscalizar o cumprimento das regras, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) vai monitorar a redução a cada dois anos.

De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2017, do Ministério da Saúde, 54,9% da população brasileira está acima do peso e 18,9% estão obesos. O consumo de alimentos industrializados com alto teor de açúcar é um fator agravante dessa condição, que pode desencadear uma série de doenças crônicas, como o diabetes.

A Sociedade Brasileira de Diabetes comemora a iniciativa, que representa um importante avanço na luta contra os números alarmantes de pessoas com diabetes no país. Reduzir os açúcares é o primeiro de largos passos que precisam ser dados para oferecer à população brasileira uma alimentação mais saudável. Os especialistas da instituição estão à disposição para comentar a relevância deste acordo firmado pelo Ministério da Saúde.

Sobre a SBD
Filiada à International Diabetes Federation (IDF), a Sociedade Brasileira de Diabetes é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1970, que trabalha para disseminar conhecimento técnico-científico sobre prevenção e tratamento adequado do diabetes, conscientizando a população a respeito da doença e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Também colabora com o Estado na formulação e execução de políticas públicas voltadas à atenção correta dos pacientes, visando a redução significativa da doença no Brasil.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::