Brasil, 9 de Dezembro de 2019

SBAD e SPED 2018 colocam medicina latino-americana no patamar dos maiores eventos mundiais

A edição 2018 da Semana Brasileira do Aparelho Digestivo que, este ano, aconteceu concomitantemente à Semana Panamericana de Enfermidades Digestivas, chegou ao fim nesta terça-feira (20), após quatro dias de intensa programação científica e exposição com as principais novidades para as especialidades.

“No total, reunimos 7.204 congressistas de 34 países para acompanhar uma grade com 617 palestrantes nacionais, 118 internacionais e 1.722 trabalhos científicos. Com esses números, certamente içamos a medicina latino-americana a um patamar mundial”, ressaltou o presidente da SBAD 2018, o gastroenterologista Flávio Quilici, também presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

O evento foi uma realização conjunta entre as entidades brasileiras Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), e; além das entidades panamericanas Organización Panamericana de Gastroenterologia (OPGE) e Sociedade Interamericana de Endoscopia Digestiva (SIED).

Em 2019, a SBAD acontece em Fortaleza (CE), de 23 a 26 de novembro.

Público exalta temas, fóruns e organização da SBAD-SPED 2018

Pelos corredores do Transamérica Expo Center, local onde aconteceram a SBAD-SPED 2018, em São Paulo, o público foi só elogios aos eventos. Para a endoscopista Regiane Arnundes Sampaio, de Belém (PA), que participa do evento há alguns anos, as novidades da endoscopia apresentadas na programação foram o ponto alto.

Segundo o cirurgião Eládio Feitosa, de Fortaleza (CE), a junção do evento brasileiro com o da América Latina foi uma ideia muito interessante e deu uma dinâmica diferente ao evento. “A qualidade científica é sempre muito boa - boas palestras, temas que atualizam tanto os profissionais mais antigos, como os jovens”, disse.

Já o cirurgião digestivo Aleixo Silva Neto, de Campos Verde (MT), exaltou os cursos pré-congresso. “Gostei muito da estrutura, das aulas e da parte científica”, comentou.

Exposição promove intercâmbio
Para Júnior Medeiros, Diretor de Relacionamento da CCM Congress, organizadora da SBAD-SPED 2018, cada vez mais os players se identificam com a SBAD como um evento exitoso, onde é possível conectar seus principais clientes e isso torna-se um grande centro de negócios. “Do ponto de vista científico, o evento se torna uma ótima oportunidade para atualização para toda a especialidade que lida com aparelho digestivo, pois o profissional se depara com muitas novidades”, analisa ao ressaltar a interação de diversas sociedades médicas em um único evento.

O diretor da organizadora comenta ainda que, ao longo dos anos, cada vez mais consegue identificar quais são os pontos que agregam valor para o evento para que as pessoas queiram participar e sintam-se engajadas. “Precisamos pensar na jornada de experiência do usuário, desde o pré-evento, no evento em si, que tem que ser uma experiência muito satisfatória e, no pós, fazer as pessoas disseminarem sua participação e despertar a vontade de que elas participem das edições futuras”.

Para o diretor da Labormed, representante da área médica da Fujifilm no Brasil, Edson Davelli, a mobilização de quase um ano para participação na SBAD-SPED 2018 foi recompensada com os quatro dias de evento. “A receptividade do público foi surpreendente e temos boas perspectivas de negócios para 2019”, disse.

Comprometida em estar presente nos maiores eventos voltados à classe médica, a Takeda enxergou a SBAD-SPED 2018 como uma grande oportunidade de troca de experiências com grandes nomes da gastroenterologia do Brasil e América Latina. A empresa promoveu quatro simpósios durante o evento quando reuniu 2,1 mil médicos. Para Leonardo Reis, gerente de produtos da Takeda, “poder oferecer produtos e serviços aos médicos é saber que estamos impactando diretamente o paciente”.

Com o maior estande da feira, a Olympus escalou um time robusto para os quatro dias da SBAD-SPED 2018, com representantes de todos os departamentos e unidades de negócio do Brasil. Para a empresa, que também recebeu representantes de todas as unidades da América Latina, o ponto alto do evento foi o simpósio internacional sobre o uso do NBI [Narrow Band Imaging] no Diagnóstico Precoce de Neoplasias Gastrointestinais, com as presenças dos renomados Professor Dr. Shinji Tanaka e Dra. Daniela Mihomem. O evento foi acompanhado por mais de mil pessoas.

Além de Takeda, Olympus e Labormed, Aché, Boston Scientific, EMS, FQM Farma, Medley, Promedon, Micro-tech, Janssen Immunology e Pentax foram os demais players patrocinadores.

Sobre a SBAD e a SPED 2018
O maior evento da Gastroenterologia, não só do Brasil, mas da América Latina aconteceu na cidade de São Paulo, de 17 a 20 de novembro de 2018, a XVII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD 2018) em conjunto com a Semana Pan-americana de Enfermidades Digestivas (SPED 2018).
Os dois congressos foram promovidos pelas três sociedades nacionais: a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) e o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD) e pelas duas pan-americanas: a Organização Pan-americana Gastroenterologia (OPGE) e a Sociedade Interamericana de Endoscopia Digestiva (SIED). Os participantes tiveram acesso aos dois congressos simultaneamente, a SBAD e a SPED, com custo único.

Notícias ::

Mais Itens ::