Brasil, 18 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

10 dicas para evitar dor de cabeça na Black Friday

Com a proximidade da Black Friday, disponibilizamos para entrevistas sobre direitos dos consumidores e cuidados a serem tomados para evitar problemas nas compras os Defensores Públicos Luiz Fernando Baby Miranda e Estela Waksberg Guerrini, coordenadores do Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor.

Abaixo, o texto produzido pelo núcleo para esta Black Friday:

A Black Friday é um evento que ocorre após a quarta quinta-feira do mês de novembro, um dia depois do feriado norte-americano de “ação de graças”. O evento marca o início da temporada de compras natalinas, onde diversas redes de lojas oferecem descontos. O evento começou nos Estados Unidos e logo se difundiu para outros países.

No Brasil a data não é regulamentada, ou seja, não há controle a respeito dos dias, duração do evento e os descontos a serem praticados pelas lojas, o que causa diversos problemas ao consumidor. De acordo com pesquisa feita pelo Reclame Aqui, 51% dos compradores não confiam nos descontos praticados durante o evento.

Para aproveitar a Black Friday, compartilhamos 10 dicas para evitar dores de cabeça com as compras:

- Não compre por impulso. Estipule um limite de gastos para não ter problemas financeiros no futuro.

- Preste atenção nos preços mesmo antes da Black Friday. Saber quanto um produto custa normalmente evita cair em um falso desconto (o famoso “metade do dobro”).

- Tenha cuidado com o dispositivo utilizado para fazer compras pela internet. Evite o uso de computadores públicos ou pouco confiáveis, e sempre cheque se o computador particular não está infectado com vírus.

- Sempre tenha certeza de que o site em que está fazendo suas compras possui boa reputação. Veja o histórico da loja eletrônica e procure avaliações já feitas por outros consumidores.

- O consumidor também deve verificar se o site onde irá efetuar sua compra possui um fornecedor reconhecido. Muitas vezes a loja onde se faz a compra apenas terceiriza a venda e, neste caso, é recomendável conferir também a idoneidade do fornecedor. Legalmente, ambos são responsáveis pela venda.

- Escolha senhas fortes e inteligentes na hora que for fazer o seu cadastro (data de aniversário, nome do cliente ou de pessoas próximas e números sequenciais não costumam ser boa ideia).

- A Defensoria Pública de São Paulo disponibilizou uma cartilha com cuidados a serem tomados em compras virtuais. Uma delas é sempre checar o protocolo SSL do site. Isso pode ser verificado na barra de endereços do navegador com o ícone do cadeado. Se estiver verde, a conexão é segura. Veja se há erros de português ou imagens com baixa qualidade, pois isso pode ser um sinal de que os produtos vendidos sejam falsos. Verifique se o endereço do site que aparece no navegador é o mesmo que foi clicado.

- O Código de Defesa do Consumidor estipula que o cliente tem 7 dias corridos a partir do recebimento do produto para desistir da compra, 90 dias para reclamar do produto, 30 dias para reclamar do produto de consumo imediato e 5 anos para denunciar eventuais acidentes causados pelo produto.

- Registre todas as transações, guardando uma cópia da nota fiscal e do número de pedido ou número de protocolo.

- Por último, é interessante verificar se os produtos são mesmo parte das promoções da Black Friday, porque muitos deles não integram nas promoções do evento.

Aqui, você pode acessar a cartilha sobre comércio eletrônico produzida pelo Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos do Consumidor da Defensoria.

Notícias ::