Logo
Imprimir esta página

Brasil se destaca em premiação mundial de iniciativas para tornar as cidades inteligentes

País foi o segundo com mais indicações no Smart City Expo World Congress, em Barcelona

O Brasil teve cinco projetos finalistas no Smart City Awards, prêmio mundial que reconhece as melhores iniciativas relacionadas às cidades inteligentes e que é entregue anualmente durante o Smart City Expo World Congress, o maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, realizado semana passada em Barcelona.

As prefeituras de Curitiba, Joinville, Sorocaba e Aracaju e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) concorreram em cinco diferentes categorias e tiveram seus projetos selecionados entre mais de 473 propostas de governos, empresas, centros de pesquisa e startups de 57 países. Apesar de não trazer troféus para casa, o Brasil superou em número de finalistas países que já trabalham com soluções inovadoras há muito mais tempo, como China, Reino Unido, Alemanha e Holanda. Os brasileiros perderam em número de indicações apenas para os Estados Unidos, que somaram sete.

O congresso chancelado pela FIRA Barcelona – cujo representante no Brasil é o iCities, empresa responsável pela edição brasileira; o Smart City Expo Curiiba – reconhece projetos pioneiros, ideias e estratégias que melhorem a qualidade de vida das pessoas nas cidades de todo o mundo através de indicadores como o desenvolvimento urbano sustentável, transformação digital, inclusão e compartilhamento, governança e finanças.

Curitiba concorreu na categoria Ambiente Urbano, com o programa Horta do Chef, que incentiva agricultores urbanos a venderem parte dos alimentos que cultivam a restaurantes de Curitiba. Atualmente, são 25 áreas cultivadas por cerca de mil famílias de produtores urbanos. Alguns chefs renomados da cidade participam como mentores dos produtores.

A cidade catarinense de Joinville concorreu na categoria Cidades inclusivas e compartilhadas, com o projeto Join.Valle que visa estimular o ecossistema de inovação e aumentar a competitividade econômica da cidade. Já a paulista Sorocaba foi finalista entre as melhores iniciativas de mobilidade urbana do mundo por meio do projeto do VLT que ainda está em fase de construção. A capital do Sergipe, Aracaju, esteve entre os melhores na categoria de governança e finanças com um projeto de digitalização de documentos públicos.

Já o ITA, de São José dos Campos, concorreu na categoria de Ideias Inovadoras com o desenvolvimento de um sistema computacional capaz de integrar dados que colaboram nos trabalhos de urgência e emergência de motociclistas acidentados.

Brasil começa a se tornar referência

O Brasil, apesar de grandes dificuldades em relação à gestão e à oferta de serviços aos seus habitantes, já começa a ser visto como uma das referências em tecnologias e soluções inovadoras para tornar as cidades inteligentes.

“Barcelona e a FIRA Barcelona firmaram diversas parcerias entre cidades do mundo, que sediam os eventos regionais, e o Brasil é um grande centro de desenvolvimento de temas relacionados a cidades inteligentes”, afirma Ricard Zapatero, CEO da FIRA Barcelona, consórcio público responsável pela realização do Smart City Expo World Congress.

Nessa edição do evento, prefeitos, gestores públicos, executivos e empresários integraram a comitiva de 50 brasileiros levados a Barcelona para conhecer soluções ligadas às cidades inteligentes. Segundo Caio Castro, gerente comercial do iCities - empresa responsável pela comitiva em parceria com a catarinense Global Business –, a busca por soluções e tecnologias que melhorem a qualidade de vida nas cidades tem sido cada vez mais frequente. “Os gestores públicos e executivos começaram a perceber a importância dos projetos em parceria que causem impacto significativo nos habitantes. Eles entendem que a tecnologia pode ser uma aliada na oferta de melhores serviços e de uma infraestrutura mais completa nas cidades”, afirma ele.

Nesse ano, a capital paranaense foi eleita a cidade mais inteligente e conectada do país pelo ranking da Urban Systems. O prefeito da cidade, Rafael Greca, foi um dos convidados a palestrar no evento em Barcelona, destacou o DNA inovador da cidade e a experiência da cidade na realização do Smart City Expo Curitiba, cuja a segunda edição da brasileira da etapa brasileira tem data marcada para os dias 21 e 22 de março de 2019.

Vencedores

O grande vencedor geral foi a cidade de Singapura, que implementou uma série de soluções tecnológicas inovadoras, como aplicativos que permitem a interação entre os cidadãos e o governo, algoritmos que visam a otimizar as rotas do transporte público, análise de dados preventiva que evita vazamentos e que também é capaz de colaborar para o planejamento urbano ao trazer os locais de trabalho próximos às residências, entre outras medidas.

Outras seis categorias específicas premiaram iniciativas inovadoras em todo o mundo.

- Categoria Ideias Inovadoras: o vencedor foi o aplicativo {delft}LINK de Cape Town, África do Sul, destinado a oferecer locais de moradia a trabalhadores de baixa renda;

- Transformação Digital: o ganhador foi o governo de Gaoqing, na China, que implantou tecnologias que colaboraram para promover o desenvolvimento sustentável da cidade com características urbanas e rurais;

- Transformação Urbana: o prêmio foi para o distrito de Jinshan, na China, que têm construído projetos de prédios inteligentes para melhorar a qualidade de vida da população;

- Mobilidade: o reconhecimento de iniciativa relacionada à mobilidade foi para o projeto North Avenue Smart Corridor, na Geórgia, Estados Unidos, um living lab com soluções voltadas para a conectividade, a melhoria do transporte, segurança pública e o meio ambiente;

- Governança e Finanças: o prêmio foi para o Mshereib Properties, da cidade de Doha, no Catar, um ambiente que integra uma série de sistemas de IoT, plataformas de dados e aplicações digitais que colaboram para proporcionar uma melhor experiência aos seus residentes;

- Cidades Inclusivas e Compartilhadas: A cidade de Hague, na Holanda, foi a premiada com um projeto de um living lab com soluções e inovações voltadas para a área da saúde que são revertidas em melhorias para a população.

Sobre o iCities

O iCities é uma empresa de projetos e soluções na temática de cidades inteligentes, fundada em 2011 por André Telles e Roberto Marcelino, quando a discussão começava a emergir globalmente. Idealizadores de diversos fóruns e projetos educativos do segmento, além de consultorias e soluções “smart” para o setor público e privado.

O iCities – Smart Cities Solutions é a principal empresa especializada em projetos e soluções para cidades inteligentes do Brasil. Fundada em 2011, seu propósito é desenvolver novas concepções ao desenvolvimento urbano afim de promover uma melhor qualidade de vida aos cidadãos, baseadas em fatores como sustentabilidade, empreendedorismo, inovação e tecnologia. Tem unidades de negócios relacionadas a eventos, consultorias e soluções smart.

A empresa é responsável por trazer para o Brasil o Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior evento mundial de cidades inteligentes, único com a chancela da FIRA Barcelona, que acontece anualmente na capital da Catalunha. A segunda edição tem data marcada para os dias 21 e 22 de março de 2019.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Copyright ©2002-2019 Clipp Segs - Portal Nacional - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Maxthon, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto