Brasil, 12 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Votorantim Cimentos conserva patrimônio geológico de relevância global

Votorantim Cimentos conserva patrimônio geológico de relevância global

Fábrica localizada no estado de Pernambuco possui registros únicos no Brasil que evidenciam a queda de meteoro que marcou o fim da era dos dinossauros, sendo o único na América Latina com estrutura para visitas educativas e científicas

O município de Paulista (PE), localizado na região metropolitana de Recife, possui um patrimônio natural de relevância internacional. O nordeste brasileiro, quem diria, não só possui uma beleza natural, como mantém em seu solo registros de um dos mais importantes eventos da história da Terra: o fim da era dos dinossauros.

A marca desse acontecimento foi encontrada na área de mineração da Votorantim Cimentos e estudada e conservada desde então. A descoberta contou com parceiros como os pesquisadores Gilberto Albertão e Paulo Martins, que descobriram em 1993 os registros deixados pelo impacto de um meteoro que provocou uma extinção em massa na Terra, e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que através de professores, alunos e pesquisadores do Departamento de Geologia estudam a Mina Poty desde meados do século XX, com ênfase nas questões paleontológicas. No local, já foram descobertos também fósseis de espécies de crocodilo e de tartaruga que viveram na costa do nordeste brasileiro há 62 milhões de anos.

Com aproximadamente 65 mil metros quadrados, o espaço dividido em 4 exposições geológicas, foi denominado Geossítio K-Pg Mina Poty e será inaugurado para visita e estudo de universitários e pesquisadores, proporcionando a oportunidade do conhecimento sobre a rica história geológica que Pernambuco abriga.

O nome Geossítio K-Pg Mina Poty em referência ao Limite K-Pg, que demarca o fim do período do tempo geológico Cretáceo (K) e início do Paleógeno (Pg), causado pela queda de um meteoro no Golfo do México. O impacto, ocorrido há aproximadamente 66 milhões de anos, provocou mudanças ambientais e episódio de extinção em massa. Estima-se que de 64% a 85% de todas as espécies, nos biomas marinhos e terrestres, incluindo os dinossauros, desapareceram com a queda do meteoro.

“Com a abertura do Geossítio K-Pg Mina Poty, a Votorantim Cimentos proporcionará a pesquisadores e estudantes universitários a continuidade de atividades voltadas ao aproveitamento racional dos recursos da natureza, possibilitando escrever os próximos capítulos da história da Terra. É ainda uma oportunidade única para estreitar o relacionamento com a comunidade do município de Paulista, que serão convidados a participar, por meio de atividades educativas, da conservação deste patrimônio”, afirmou Alexandre Galliza, gerente da Unidade Poty Paulista.

Uma história escrita pela natureza - A iniciativa da Votorantim Cimentos em conservar sítios geológicos está em sintonia com a Política Global de Meio Ambiente da Votorantim S/A, que estabeleceu entre suas Regras Verdes: Respeitar cavernas, sítios culturais, geológicos, históricos, paleontológicos e arqueológicos.

Segundo Rodrigo Sansonowski, Gerente de Direito Mineral da Votorantim Cimentos, graças a mineração na Mina Poty, foi descoberta até o momento a única área em superfície no Brasil que apresenta evidencias geológicas que a caracterizam como geossítio do Limite K-Pg. O local já foi reconhecido pela sua relevância científica na publicação da SIGEP (Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos).

“A abertura do geossítio K-Pg Mina Poty é uma valorização nossa às geociências, além de ser compromisso, de longo prazo, com a sociedade e com a sustentabilidade. Somos um dos pioneiros no mercado cimenteiro brasileiro em compatibilizar as atuais atividades minerárias com a implementação de uma estratégia de geoconservação que beneficiará muitas gerações, deixando um legado de valor inestimável para a sociedade”, disse.

Curiosidades - Geossítio K-Pg Mina Poty

· O Geossítio K-Pg é o único no Brasil que apresenta evidências geológicas que caracterizam a passagem entre os períodos Era Mesozoica (Era dos Dinossauros) e Era Cenozoica (Era dos Mamíferos).

· O que comprova a descoberta cientifica é a existência de microesférulas (grãos de vidro microscópicos) e fragmentos de quartzos de impacto, produzidos pelo calor gerado no momento da colisão no Golfo do México. Estes vestígios também foram encontrados em outras partes do mundo, comprovando o impacto do meteoro.

· Outras duas comprovações do Limite K-Pg tratam de características físicas, através de rochas com indícios de tsunami e químicas, através da anomalia do elemento irídio em uma camada de rocha de 1 cm, elemento este que só é encontrado em meteoritos.

· Em 2008, foi divulgada a descoberta, na área de mineração da Unidade Poty Paulista, um crânio completo, vértebras e osteodermos de crocodiliforme marinho, que sobreviveu à extinção K-Pg. A espécie Guarinisuchus munizi, “crocodilo guerreiro”, viveu na costa do nordeste brasileiro há cerca de 62 milhões de anos.

· Em 2016, parte da carapaça (plastrão) e outros ossos da tartaruga Inaechelys pernambucensis, “rainha do mar de Pernambuco”, foram encontrados em rochas da mineração na Unidade Poty Paulista. Essa espécie vivia em áreas próximas da costa, também há cerca de 62 milhões de anos.

· O local é o único na América Latina com estrutura para receber para visitas educativas (universitários e tecnólogos) e visitas científicas (pesquisadores).

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 57,5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12,7 bilhões em 2016. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo