Brasil, 12 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

FEED DOG - Festival Internacional de Documentários de Moda promove programação educativa

Festival inédito em Belo Horizonte, que apresenta a pluralidade cultural do universo da moda, promove em sua programação oficinas gratuitas e sessões comentadas. Atividades contam com parceria com o Projeto Lá da Favelinha.

Com o objetivo de revelar ao público mineiro os diversos elementos que envolvem o universo da moda, para muito além do que se pode ver nos desfiles e nas vitrines, o FEED DOG – Festival Internacional de Documentários de Moda promoverá em sua programação, que acontece dos dias 27 de novembro a 02 de dezembro, duas oficinas e diversas sessões comentadas dos 12 filmes que compõem o festival.

As atividades educativas partem justamente do interesse da curadoria do FEED DOG em mostrar ao público que o universo da Moda é um dos mais ricos e plurais no que diz respeito às suas implicações e manifestações, sejam elas econômicas, comerciais, sociais, históricas, políticas, culturais, artísticas, ambientais e também comportamentais. Os encontros são, também, uma oportunidade de aproximar o público dos diretores dos documentários e dos diversos profissionais especializados que ministram as palestras, oficinas e responsáveis pelas exposições, promovendo uma experiência completa e ainda mais profunda para o público.

OFICINAS

Nos dias 28, 29 e 30 de novembro, sempre das 14h às 18h, o Museu da Moda de Belo Horizonte – MUMO - recebe a oficina “Produção de Fashion Films no Smartphone”, ministrada por Aldo Clecius. O encontro é uma oportunidade para os participantes entrarem em contato com técnicas de produção e edição audiovisual, que ao final serão colocadas em prática para a produção de um curta-metragem filmado com a câmera de um smartphone e editado em aplicativos próprios para os celulares. Inscrições gratuitas pelo site br.feeddog.org, a partir de 20/11.

Um dos destaques do festival é a parceria com o Centro Cultural Lá da Favelinha, um projeto de resistência, produção cultural e artística dentro do Aglomerado da Serra. Um dos resultados da parceria é a Oficina de Upcycling, que acontece no Museu da Moda nos dias 29 e 30 de novembro, e dia 1º de dezembro, sempre das 15h às 19h. O encontro convida o público a entrar em contato com a filosofia do Upcycling, também conhecido como reutilização criativa, instigando os participantes a criarem, a partir de roupas danificadas e abandonadas, novas peças de vestuário.

A oficina será ministrada pelas costureiras e estilistas do Remexe, uma grife de moda criada e produzida por um coletivo de moradores do Aglomerado da Serra em parceria com o Sebrae. A participação do público é livre, por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição prévia.

Fechando a parceria com o projeto Lá da Favelinha, o FEED DOG recebe a oficina “Trançadeiras” no sábado (01/12), das 15h às 19h. A atividade propõe uma mistura de oficina e salão de cabeleireiro improvisado, comandado pela trançadeira oficial do Favelinha Fashion Week, Luciana Santos, mais conhecida como Lu Tranças. As aulas e práticas acontecerão de forma livre, por ordem de chegada, tanto para quem quiser participar e aprender técnicas e dicas para trançar o cabelo, quanto para quem quiser ter o cabelo trançado.

SESSSÕES COMENTADAS (DEBATES)

Além das oficinas, o FEED DOG promoverá bate-papos diários após a exibição dos filmes, em que o Diretor Artístico do festival, Marcelo Aliche, receberá nomes importantes para falar com o público sobre o mundo do cinema e da moda. O primeiro encontro, que acontece no MUMO no dia 28/11, receberá Aldo Clecius, CEO da Fhouse e do Movimento da Moda Contemporânea Mineira, que também atua como ativista social e trabalha com questões relacionadas à identidade negra, LGBTQI+, direitos humanos e sustentabilidade. No mesmo dia, o Sesc Palladium receberá a jornalista e curadora Flavia Guerra para um bate-papo a respeito das nuances da indústria da moda e suas representações no cinema.

Na quinta-feira, 29/11, o Museu da Moda recebe como convidada Ursula Rösele, Doutora em Cinema pela Escola de Belas Artes-UFMG e Mestre em Comunicação pela FAFICH-UFMG. Ursula tem um currículo de respeito na área do cinema, tendo trabalho como crítica cinematográfica pela Filmes Polvo, além de ter participado de diversas comissões julgadoras e júris de festivais de cinema no Brasil, como por exemplo o Lumiar Festival InerAmericano de Cinema Universitário, do qual fez parte da coordenação nos anos de 2014, 2016 e 2017. Também na quinta-feira, o Sesc Palladium sediará uma conversa com o próprio Diretor Artístico e Curador do Festival, que compartilhará com o público um pouco do know-how, do dia a dia e da experiência de produção e realização de um evento como o FEED DOG.

Dando sequência à programação, quem participa do bate-papo, na sexta-feira (30/11) é o cineasta Sergio Gag, responsável pela direção do documentário “Fios de Alta Tensão”. Encerrando a programação de debates, no sábado, 1º de dezembro, o festival recebe Kdu dos Anjos, Coordenador do projeto Lá da Favelinha, para uma conversa que abordará os desafios, possibilidades e efeitos da produção cultural e artística em comunidades e aglomerados.

Sobre o FEED DOG

O FEED DOG nasceu em Barcelona em 2015. Em 2017 foi feita a primeira edição no Brasil, na cidade de São Paulo. Belo Horizonte é a segunda cidade brasileira a receber o festival, com filmes inéditos e programação pensada especialmente para o público mineiro. O festival tem como objetivo principal revelar ao público os diversos elementos que compõem o universo da moda, extrapolando os limites do que se vê nos desfiles e nas vitrines de lojas, fazendo uma marcação de como a moda é um importante valor cultural e forma de posicionamento universal.

O projeto FEED DOG BRASIL em Belo Horizonte é uma realização da In-Brasil Cultural e da produtora cultural Lais Vitral, gestão da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da Riachuelo através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Apoio cultural do Sesc em Minas e do Museu da Moda.

Programação Educativa Festival Internacional de Documentários de Moda (FEED DOG)

27 de novembro

18h | Abertura da Exposição fotográfica “FEED DOG Fotosite”, por Agência Fotosite

19h | Visita guiada e comentada pela jornalista Flavia Guerra e pelo fotógrafo Marcelo Soubhia