Brasil, 25 de Abril de 2019

+ F O N T E -

B3 registrará LIG a partir de 21 de novembro

Produto será isento de imposto de renda para pessoas físicas e investidores estrangeiros

A B3 anunciou que passará a registrar LIG (Letras Imobiliárias Garantidas) a partir de 21 de novembro. A expectativa é que o produto amplie a capacidade de financiamento ao setor imobiliário, já que oferece uma nova alternativa de captação para os bancos com características diferentes dos instrumentos já existentes.

Entre os atrativos da LIG estão a isenção de cobrança de Imposto de Renda para pessoas físicas e investidores estrangeiros. Um diferencial é que o título poderá ter sua rentabilidade atrelada à variação cambial, além das já tradicionais taxas de juros pré e pós fixadas e índices de preços, comuns em outros investimentos.

Outro diferencial da LIG do ponto de vista do investidor é a chamada “garantia dupla”, ou seja, em caso de falha no pagamento pela instituição emissora (por determinados eventos como intervenção e falência), o agente fiduciário assume o controle da carteira de ativos (lastro da operação) de forma que os investidores tenham acesso aos mesmos. Este é um fator crucial de diferenciação deste título comparativamente à LCI.

“A LIG possui vários diferenciais com relação a outros títulos bancários, como a dupla garantia emissor/carteira de ativos, e a possibilidade de emissão atrelada à variação cambial. Além disso, emissões com prazos superiores a 3 anos tendem a ser especialmente interessantes por conta das regras de exigibilidade de direcionamento de recursos captados”, afirma Fábio Zenaro, diretor de Produtos de Balcão, Commodities e Novos Negócios da B3.

O título foi inspirado nos covered bonds, muito usados na Europa especialmente para financiamento imobiliário de longo prazo. Além dos bancos, poderão emitir LIG: caixas econômicas, sociedades de crédito, financiamento ou investimento, companhias hipotecárias e associações de poupança e empréstimo.

Sobre a B3

A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas.

Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil.

Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Londres e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::