Brasil, 20 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Black Friday de verdade, como se planejar?

por Vanderlei Kichel*

A Black Friday já está consolidada no calendário do varejo brasileiro como o dia das promoções. É a data de vender muito. Mas se as ações não forem planejadas, o lojista não terá lucros e ainda pode perder clientes. Aproveite essa data para estimular a criatividade da sua equipe e fazer seu estoque girar ainda mais. Vamos ao passo a passo rápido e objetivo para adotar o conceito de Black Friday de verdade?

Não defina as ofertas em cima da hora - É preciso planejar quais itens terão descontos para não comprometer o negócio. Para isso, faça contato com seus fornecedores antecipadamente para checar produtos que podem ser comprados em maiores quantidades a preços mais interessantes. Os produtos encalhados no estoque também são itens que permitem maiores descontos. Já os produtos de maior giro ou de novas coleções devem receber menor margem de desconto para não serem desvalorizados após o evento.

Não aumente o valor dos produtos dias antes da Black Friday para no dia voltar com os valores normais. Essa prática, além de ser facilmente identificada pelos consumidores, que fazem comparações rápidas na internet, leva a perda de clientes num momento em que poderia ser aproveitado para intensificar o relacionamento.

Definidas as promoções, é hora de pensar na estratégia de marketing para atrair o cliente para a loja, seja ela física ou virtual. As redes sociais, o Google ou e-mails são ótimos canais de comunicação, uma vez que o consumidor está cada vez mais on-line, além de dispender de um investimento menor em relação a outras ferramentas, como anúncios em mídias off-line, televisão e rádio.

Aproveite a campanha para fidelizar clientes. Ofereça mais que promoção com redução de preço. Considere também outros tipos de ações, tais como sorteio, kit, brindes e cortesias em geral, que também podem servir como atrativos para atrair clientes para a loja física. A ideia é ter um cliente satisfeito.

Não se esqueça do Natal - A Black Friday antecede as compras de fim de ano, então tenha em mente que neste período será necessário fazer a gestão de dois estoques. A dica é aproveitar a Black Friday não só para disputar a primeira parcela do 13º salário dos consumidores, mas também para mapear o comportamento de compra, identificando as tendências e os produtos que vão incrementar as vendas do Natal.

Mais do que vender e lucrar, a Black Friday é a oportunidade para o lojista fidelizar clientes. Por isso, planeje-se e faça ações verdadeiras. Use a data não só para girar o estoque, como também para conquistar o consumidor, do atendimento à entrega.

* Vanderlei Kichel é CEO SetaDigital, software house especializada no varejo calçadista.

Sobre a Seta Digital (http://www.setadigital.com.br/)

A SetaDigital nasceu com a missão de desenvolver e fornecer softwares e serviços para o varejo calçadista contribuindo para o sucesso de seus clientes. Esta há 10 anos no mercado e atende mais de 1.000 lojas em todo o Brasil, formando uma grande comunidade de conhecimento.

Atenção e respeito às pessoas nos ajudam a conseguir um índice de 95% de satisfação nas pesquisas de qualidade de atendimento e 99% de retenção dos clientes.

Em 2016, a empresa lançou um laboratório de inovação para o segmento do varejo calçadista, a Sapati - Sapataria Inteligente. Localizada em Cascavel, no Estado do Paraná, a loja laboratório prioriza o autoatendimento e tem como objetivo o avanço no uso de tecnologias em toda a cadeia de valor do setor, que vai da indústria ao consumidor final.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::