Brasil, 22 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

Consciência Negra: CPTM ganha grafite em homenagem ao atleta Muhammad Ali

Obra do artista Todyone será grafitada na Estação Jardim Romano

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Estação Jardim Romano, na Linha 12-Safira, ganha um mural de três metros de extensão, em homenagem ao pugilista norte-americano Muhammad Ali. Assinado pelo artista Todyone, o grafite será feito na próxima semana, entre os dias 13 e 14 de novembro.

Importante ativista na luta contra o racismo e de causas humanitárias, Muhammad Ali faleceu em 2016. Considerado “O Atleta do século” pela revista Sports Illustrated, em 1999, o esportista foi escolhido pelo grafiteiro para destacar o muro externo da estação.

Conhecido como Todyone, João Belmonte trabalha com temáticas visuais desde os 13 anos. Formado em artes plásticas pela universidade Braz Cubas, ele é autor de importantes grafites. Todyone também é professor de artes e pós graduando em psicopedagogia, além de transitar pelo hip hop e bboy (dançarino de break).

“Hoje busco o grafite com uma temática poética e educativa. Meu trabalho procura trocar ideias com as pessoas, buscando despertar sentimentos no público”, ressalta Todyone, que escolheu homenagear Muhammad Ali porque a imagem dele é importante para a conscientização sobre a importância do negro na construção da sociedade brasileira. “Ele é um ícone como atleta e como pessoa”.

Muhammad Ali

Muhammad Ali (Cassius Marcellus Clay Jr.) nasceu nos Estados Unidos, em 17 de janeiro de 1942. Filho de um pintor de faixas e cartazes e de uma empregada doméstica, começou a lutar aos 12 anos. Em 1960, ganhou sua primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, em Roma. Teve a carreira interrompida ao se recusar a lutar na Guerra do Vietnã. Destituído de seus títulos e banido do boxe por três anos, ao voltar para os ringues, protagonizou lutas históricas. Ao todo, foram 61 confrontos, com 56 vitórias, das quais 37 por nocaute.

Em 1984, Ali apresentou os primeiros sinais do Mal de Parkinson. O ex-lutador passou a fazer trabalhos de caridade em diversas partes do mundo. Foi nomeado Mensageiro da Paz pela ONU e condecorado com a Medalha Presidencial a Liberdade, maior honraria civil norte-americana.

Dia da Consciência Negra

Comemorado no feriado de 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é uma homenagem a morte de Zumbi dos Palmares, um dos principais líderes contra a escravidão, e a luta contra o racismo. A data foi instituída pela Lei 12.519/2011 para lembrar o quanto os negros sofreram durante a escravidão e, mesmo depois de libertos pela Lei Aurea, não tiveram acesso a recursos básicos para instituição da vida comum. Além disso, a data também é um símbolo de luta contra a desigualdade racial que no Brasil, segundo dados da ONU, influência de forma negativa a participação dos negros na sociedade.

Arte Urbana na CPTM

A CPTM apoia a arte urbana para se aproximar do público jovem e incentivar a conservação e renovação dos seus espaços, além de promover a valorização do grafite. Ao longo dos últimos anos, estações e muros da ferrovia vêm se transformando em grandes galerias de arte urbana. Para a realização dos projetos de grafite, a CPTM mantém inúmeras parcerias com artistas independentes. Além das comunidades convidadas, as ações de grafite contam com o apoio de empresas, ONGs e prefeituras.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::