Brasil, 17 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

Lucratividade do Grupo Panalpina aumenta no terceiro trimestre de 2018

Modal aéreo registra aumento de 12% no lucro bruto por tonelada; nas operações logísticas, a expansão foi de 4%

"Conseguimos consolidar nosso crescimento em um ambiente de intensa volatilidade", afirma o CEO do Grupo

Nos primeiros nove meses de 2018, o Grupo Panalpina, um dos principais fornecedores mundiais de soluções para a cadeia de suprimentos, aumentou o faturamento quando comparado ao mesmo período do ano passado. De janeiro a setembro, o lucro bruto aumentou de CHF 1.024,8 milhões para CHF 1.116,2 milhões. Anualmente, o EBIT da Panalpina aumentou de CHF 72,1 milhões para CHF 83.2 milhões e o lucro consolidado expandiu de CHF 48.4 milhões para CHF 51.0 milhões.

"Em um ano caracterizado por tensas relações no comércio internacional, conseguimos aumentar a rentabilidade do grupo em comparação com o mesmo período de 2017", declarou o CEO da Panalpina, Stefan Karlen. "As incertezas da macroeconomia no terceiro trimestre tiveram impactos nos mercados aéreos e marítimos, que performaram aquém do esperado. Observamos o peak season no transporte marítimo abaixo do previsto. O frete aéreo aumentou, o que impactou nossas margens de lucratividade. Entretanto, conseguimos consolidar nosso crescimento em um ambiente de intensa volatilidade".

Aumento de rentabilidade

O lucro bruto do Grupo aumentou 9%, para CHF 1.116,2 milhões nos primeiros nove meses do ano de 2018 (YTD 2017: CHF 1.024,8 milhões), enquanto que as despesas operacionais diminuíram de CHF 920,9 milhões para CHF 907,8 milhões. O EBIT aumentou de CHF 72,1 milhões no mesmo período do ano anterior para CHF 83,2 milhões, e a margem EBIT sobre o lucro bruto ficou em 7,5%, acima dos 7% apresentado no ano anterior. O lucro consolidado aumentou de CHF 48,4 milhões para CHF 51,0 milhões.

Transporte Aéreo

O volume de transporte aéreo da Panalpina aumentou 4% nos primeiros nove meses de 2018, acompanhando o crescimento estimado do mercado de 4%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o lucro bruto por tonelada cresceu 12%, para CHF 705 (YTD 2017: CHF 632), resultando em um lucro bruto de CHF 530,1 milhões (YTD 2017: CHF 456.0 milhões). O EBIT do produto aéreo aumentou de CHF 69,4 milhões para CHF 80.2 milhões. A margem EBIT sobre o lucro bruto nos primeiros nove meses do ano de 2018 chegou a 15,1%, contra 15,2% no mesmo período do ano anterior.

Transporte Marítimo

O volume de transporte marítimo operados pela Panalpina de janeiro a setembro de 2018 diminuiu 2% na comparação com mesmo período do ano anterior, quando a estimativa de crescimento de mercado é cerca de 3%. O lucro bruto por TEUs aumentou 5%, chegando a CHF 296 (YTD 2017: CHF 283), resultando em um lucro bruto de CHF 331,9 milhões (YTD 2017: CHF 323,4 milhões). Durante os nove primeiros meses, o Frete Marítimo teve perda em EBIT de CHF 5,3 milhões, quando no mesmo período do ano anterior a perda foi de CHF 5,5 milhões in 2017. Entretanto, nos últimos dois trimestres, o transporte marítimo apresentou nível de equilíbrio.

Logística

Com relação às operações logísticas, o lucro bruto aumentou 4%, atingindo CHF 254.2, milhões no período (YTD 2017: CHF 245,4 milhões). A logística registrou um EBIT de CHF 8,3 milhões nos nove primeiros meses de 2018, comparados aos CHF 8,1 milhões registrados no mesmo período do ano passado.

Perspectiva

"Considerando as incertezas macroeconômicas e políticas, é difícil prever a dinâmica do peak season no mercado aéreo e qual será o impacto nos volumes e fretes anuais, mas nos preparamos minuciosamente, garantindo capacidade aos nossos clientes e assegurando agilidade nas operações em aeroportos estratégicos. Em relação ao modal marítimo, esperamos tráfego intenso para os Estados Unidos, mas um crescimento moderado do mercado global e o nosso foco continua o aumento da rentabilidade por unidade transportada", afirmou Karlen. "O ambiente volátil no agenciamento de carga é um alerta importante que nos lembra que devemos fazer tudo que estiver a nosso alcance para continuar a construir uma organização sustentável e lucrativa".

Sobre a Panalpina

O Grupo Panalpina é um dos principais fornecedores mundiais de soluções para a cadeia de suprimentos. Operador logístico multimodal, a empresa combina seus principais produtos de Frete Aéreo, Marítimo e Logística e Manufatura, para oferecer soluções end to end globalmente integradas e personalizadas para os doze principais segmentos da indústria. Com base no seu profundo conhecimento do setor e em sistemas de TI personalizados, a Panalpina gerencia as necessidades das cadeias de suprimentos de seus clientes não importando o nível de exigência. O Energy and Project Solutions é um serviço especializado para o setor de energia e projetos. O Grupo Panalpina opera uma rede global com cerca de 500 escritórios em cerca de 70 países e trabalha com empresas parceiras em outros 100 países, empregando aproximadamente 14.000 pessoas em todo o mundo que oferecem um serviço completo nos mais altos padrões de qualidade - a qualquer hora e em qualquer lugar.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::