Brasil, 19 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

Boa relação entre sono e alimentação é essencial para o bom funcionamento do organismo

Quem nunca passou por dificuldades na hora de dormir? Perturbações do sono são cada vez mais frequentes nas diversas faixas etárias e muitas vezes estão relacionadas com os hábitos alimentares. Sim, dependendo da sua refeição durante o dia ou antes de dormir, a qualidade do seu sono pode mudar e você pode até sofrer com insônia.

De acordo com Vanderli Marchiori, consultora em nutrição da Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo) o primeiro passo para uma boa noite de descanso é criar uma rotina alimentar que estimule a melatonina, também conhecida como hormônio do sono. "Opte por alimentos ricos em triptofano e magnésio, aminoácidos envolvidos na formação da serotonina – neurotransmissor responsável por regular o humor, sono e o apetite. Entre as alternativas estão as frutas como uva, banana, abacate; grãos e derivados, como granola, gérmen de trigo e aveia, entre outros", diz.

O segundo passo é evitar alimentos que estimulem o sistema nervoso central. Neste grupo estão café, chocolate, chá mate, preto ou verde, refrigerantes, guaraná em pó, bebidas energéticas, pimenta ou gengibre pelo menos quatro horas antes de ir para a cama. "Estes alimentos provocam excitações psíquicas através do aumento da disponibilidade de glicose para o cérebro", explica a nutricionista.

A especialista destaca que uma noite de sono ideal garante melhor o controle do peso corporal, do humor e reduz o risco de doenças cardiovasculares, facilitando a digestão, o controle da temperatura corporal e outras atividades fisiológicas. "Normalmente é indicado para indivíduos adultos uma média de sete a nove horas de descanso por noite, mas isso pode variar de acordo com a idade. Isto é, quanto menor a idade, maior a necessidade de sono", pontua Vanderli.

O importante é tentar aproveitar o momento de descanso para cuidar de você. Ler um bom livro, evitar uso excessivo de aparelhos eletrônicos, fazer meditação e tomar um banho relaxante vão fazer o seu cérebro entender que é hora de desligar. Você cuida da sua saúde e seu organismo agradece.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo