Brasil, 22 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

Vinícolas brasileiras aportam na ProWine China para aumentar presença no mercado asiático

De janeiro a setembro desse ano, a Ásia respondeu por 41% do volume de espumantes brasileiros exportados. Expectativa é de que negócios somem US$ 300 mil nos próximos 12 meses

O vinho brasileiro estará presente, pelo terceiro ano consecutivo, na principal feira do setor na China entre os dias 13 e 15 deste mês. A quinta edição da ProWine no país ocorre em Shangai e receberá as empresas Aurora, Bueno Wines, Canção, Casa Perini, Miolo, Peterlongo e Salton, que integram o Wines of Brasil e 100% Grape Juice of Brazil. A China é um dos países-alvo dos dois projetos setoriais desenvolvidos pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

No acumulado dos primeiros nove meses desse ano, a Ásia teve participação de 41,6% no total de espumantes brasileiros exportados, com a remessa de 73,3 mil litros, que contabilizaram US$ 222,3 mil. Os principais compradores são Cingapura, China e Japão. A estimativa dos projetos é de que sejam comercializados cerca de US$ 300 mil nos próximos 12 meses, como resultado da feira, que deverá receber mais de 16 mil pessoas. Um dos objetivos é ampliar o mercado no mercado chinês, um dos que mais cresce em consumo no mundo. De janeiro a setembro, a China ampliou em 73,2% a importação dos espumantes do Brasil, com U$ 57,1 mil negociados.

O gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, destaca o número de vinícolas brasileiras nesta edição da feira – totalizam sete empresas –, enfatizando o bom resultado obtido na venda de espumantes, em especial os moscatéis, no mercado asiático. Bertolini afirma que o suco de uva também caiu no gosto dos chineses, que estão buscando, cada vez mais, consumir produtos saudáveis. “É importante salientar que a ProWine atrai público de diversos países orientais, por isso também é uma oportunidade de prospectar distribuidores e ampliar o espaço do vinho brasileiro, em especial com o foco em espumantes que temos trabalhado com maior ênfase neste mercado”, explica.

As ações no continente terão continuidade após a participação na ProWine China. No dia 19 deste mês, o Wines of Brasil e a Embaixada do Brasil no Japão promovem uma masterclass para convidados com foco nos espumantes. O sommelier Maurício Roloff discorrerá sobre as regiões produtoras brasileiras e conduzirá uma degustação das borbulhas verde-amarelas em que falará sobre as características, diversidade e qualidade dos rótulos nacionais.

SOBRE A MASTERCLASS
Wines of Brasil Project + Brazilian Main Wine Regions + Brazilian Sparkling Wine

Data: 19 de novembro

Horário: 13h30min às 16h
Local: Embaixada do Brasil em Tóquio, Japão. Endereço: 11-12 Kita Aoyama 2-chome, Minato-ku, Tokyo (107-8633)

Público-alvo: 30 a 40 proprietários de lojas de vinho, sommeliers, restaurantes, bares e supermercados e importadores convidados

Palestrante: Maurício Roloff, sommelier do Wines of Brasil

Sobre o Wines of Brasil e o 100% Grape Juice of Brazil

O Wines of Brasil e o 100% Grape Juice of Brazil são iniciativas de promoção comercial dos vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros no mercado externo, desenvolvidas desde 2002 entre o Ibravin e a Apex-Brasil. Os projetos setoriais contam, atualmente, com a participação de 42 vinícolas e têm como mercados-alvo os Estados Unidos, Reino Unido, China e Paraguai. Nos últimos anos, cerca de 95% das empresas que aderiram às ações conseguiram dar continuidade em suas exportações, devido ao suporte, aos programas de capacitação oferecidos e ao trabalho setorial de consolidação da imagem dos rótulos nacionais no Exterior. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.winesofbrasil.com, www.grapejuiceofbrazil.com e www.ibravin.org.br.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::