Brasil, 26 de Abril de 2019

+ F O N T E -

ABIMAQ realiza curso de Como Elaborar Manuais de Instrução para Máquinas e Equipamentos, em São Paulo

A ABIMAQ está disponibilizando um curso de capacitação de empresas fabricantes de máquinas e equipamentos na elaboração de manuais de instrução, para atender na relação de compra e venda as exigências do Código de Defesa do Consumidor e da NR-12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos (Portaria nº 3.214/78), para a entrega junto com o produto. O treinamento ‘Como Elaborar Manuais de Instrução para Máquinas e Equipamentos em Conformidade com a NR-12 e Diretivas CE’ se destina a profissionais de publicação técnica; e engenharias elétrica, mecânica, e de segurança; assistência técnica; e demais interessados no assunto.

O ministrante é Luiz Carlos Devienne de Almeida, engenheiro mecânico e aeronáutico; engenheiro de segurança do trabalho e também advogado. Tem 31 anos de experiência profissional e trabalhou na Indústria Aeronáutica Neiva As (Embraer) e Starrett Indústria e Comércio Ltda. Atualmente é Diretor da Manualtech Consultoria e Assessoria Ltda. O evento acontece nos dias 7 e 8 de novembro das 9h às 18h.

Programa:

O profissional – Rotina de trabalho do profissional da área de publicação técnica. Oportunidades de negócios;
Manuais como requisito da NR-12 – Os benefícios e importâncias dos manuais para os fabricantes: Imagem da empresa, qualidade para o produto, segurança jurídica. O que deve ser observado na NR12 durante a elaboração de um manual?
Exportação para Europa – Se a intenção for exportar para Comunidade Europeia, o que deve ser observado? Aspectos positivos e novas oportunidades para os fabricantes na exportação. Exigências no processo de exportação na Diretiva 2006/42. Marcação CE.
Normas Técnicas e os Manuais – Quais as relações entre as Normas Técnicas e os Manuais de Instruções? Informações para Uso na Apreciação e Redução de Riscos – abordagem conforme a ABNT NBR ISO 12100. Por que pesquisar no catálogo da ABNT?
Elaboração de Manuais – Como estruturar um Manual de Instruções conforme a NR-12 e Diretiva Europeia? Capítulos. Recomendações e aspectos de segurança. Procedimentos de manuseio, instalação, operação, manutenção, garantias de uma máquina. O que deve ser observado na redação técnica?
Traduções – Tenho que escrever um manual em outro idioma, o que fazer? Conselhos na elaboração de manuais em outros idiomas. Aspectos normativos e legais do país importador que devem ser observados.
Gestão - Como fazer a gestão de uma documentação técnica na empresa? Quais os benefícios? Revisões de manuais.
Aplicativos - Quais os aplicativos recomendados para escrever um manual de instruções? Vantagens e desvantagens de cada um.

Serviço

Data: 7 e 8 de novembro

Horário: das 9h às 18h

Local: Sede ABIMAQ SP - Avenida Jabaquara, 2925 (Próximo à Estação São Judas do Metrô)