Brasil, 18 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

BuZum! circula Santa Isabel e Arujá com o novo espetáculo Sabor de Vitória, sobre a alimentação saudável

A alimentação saudável vem ganhando mais adeptos pelo mundo afora. A boa notícia é que aqui no Brasil muitos consumidores vêm se preocupando cada vez mais com isso.

É o que mostra pesquisa The Top 10 Consumer Trends for 2017, que analisa as tendências de mercado. 79% substituem produtos da alimentação convencional por opções mais saudáveis; 28% acham importante consumir alimentos com alto teor nutricional. Para que esse importante tema seja transmitido de forma consciente ao público infantil, o BuZum!, companhia itinerante de teatro de bonecos sobre rodas, apoiado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da CCR NovaDutra e que circula por todo o país em escolas públicas, chega ao Vale do Paraíba.

A itinerância apresenta nas cidades de Santa Isabel (dias 6 e 7) e Arujá (8 e 9) no Alto Tietê, o novo espetáculo sobre a alimentação saudável: Sabor de Vitória. Depois o BuZum! segue para outros estados e cidades para completar 132 dias de apresentação, com 800 sessões gratuitas para 40 mil pessoas, em escolas públicas.“Quando mais cedo começarmos a entender isso, melhor será, afinal a obesidade infantil tem crescido muito nos últimos anos”, afirma Mariane Gutierrez, diretora de produção do BuZum! Não é à toa que essa questão tão emergente seja levada às escolas, já que a obesidade cresceu 60% no Brasil nos últimos dez anos. Uma em cada cinco pessoas no país está acima do peso, segundo pesquisa divulgada no Ministério da Saúde, em 2017.

De forma cômica e criativa, o BuZum! apresentará uma fabulosa história com charmosos bonecos, retratando cenas muito reais dos dias atuais. “Partimos do ponto que, determinados alimentos causam benefícios, ou malefícios em nosso corpo. Se isso já é uma preocupação aos adultos, por que não iniciarmos às crianças? Decidimos trazer essa reflexão também para os pequenos, pois através da reeducação eles poderão lembrar e assimilar no futuro”, explica Beto Andreetta, diretor do BuZum! e da Pia Fraus. Entender como o alimento age diretamente na vida de um ser humano pode colaborar com um destino mais positivo e com menos doenças. É exatamente isso que a história da peça Sabor de Vitória abordará de forma poética e lúdica. As apresentações são voltadas para crianças e adolescentes. O espetáculo tem duração de 20 minutos. Com texto de Claudia Naoum, concepção de Beto Andreetta e Mari Gutierrez e direção de Wanderley Piras, o famoso ditado “Somos aquilo que nos alimentamos” será explicado por meio de brincadeiras e diálogos de uma das personagens principais: Júlia, uma esperta e curiosa menina, recebe uma medalha de campeã de um torneio de embaixadinhas, quando encontra uma caveira brincalhona. Depois do susto inicial a menina descobre que a caveira é na verdade o esqueleto de Luiz, um menino preguiçoso e com péssimos hábitos alimentares. Júlia tenta ajudar o esqueleto e outros órgãos de Luiz para melhorar seus hábitos alimentares. No espetáculo diversos bonecos como: o cérebro, o coração, os olhos, a boca, o nariz e a orelha transmitem a mensagem do que cada alimento causa no organismo.

A itinerância do BuZum! será até novembro de 2018, circulando por vários estados do Brasil. Sobre o Instituto CCR O Instituto CCR, uma entidade privada sem fins lucrativos, nasceu em 2014 com o objetivo de estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pelo Grupo CCR. Por meio do Instituto CCR são viabilizados projetos, com recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo, com foco prioritário em quatro áreas: Saúde e Qualidade de Vida; Educação e Cidadania; Cultura e Esporte; Meio Ambiente e Segurança Viária. Comprometido com o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, o Grupo CCR se orgulha de ter levado mais de 500 projetos para 130 cidades que, desde 2003, já beneficiaram cerca de 8 milhões de pessoas com investimentos de R$ 261 milhões em projetos estruturados. BuZum! em 8 anos Em setembro de 2018, o BuZum! completará oito anos de existência com números expressivos e motivos de sobra para comemorar.

São mais de 350 mil quilômetros rodados para realizar 10.000 apresentações a mais de Meio Milhão de espectadores nas mais de 2.000 escolas públicas* de 250 cidades nos nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia. Repertório O repertório da companhia possui 11 peças criadas especialmente para o público infanto-juvenil. São elas: Darwin BR, sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da C o p a que conta a história do futebol desde sua origem; Máquinas, conta a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia. O BuZum! tem, também, um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar, * rotina no cotidiano dos jovens.

Em 2017, a companhia estreou Mamulengo e Que lixo é lixo? E em 2018 a Cia. estreia seu mais novo espetáculo, Sabor de Vitória, a cerca da alimentação saudável. Prêmios Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa). Ficha Técnica – Sabor de Vitória Concepção: Beto Andreetta e Mari Gutierrez Texto: Claudia Naoum Direção: Wanderley Piras Elenco: Alessandra Siqueyra, Dinho Weller, Nilton Marques, Nina Rocha, Talita Azevedo, Geovana Oliveira, Fabíola Gonçales, Lívia Simardi e Rafael Souza. Trilha sonora: César Maluf Criação e confecção de bonecos: Rosa Rodrigues (Ilimitada Desing) Design gráfico: Sato do Brasil e Murilo Thaveira casadalapa Direção de produção: Mari Gutierrez Coordenação de produção: Aldo Andreetta Produção executiva: Juliana Christão Produção de campo: Eduardo Paiva, Thiago Catelani e Leonardo Campos Técnicos de som e luz: Henrique Ramos e Cristiano Santana. Motorista: José Valério Fotos: Alessandra Santiago Direção administrativa: Jackson Iris Assistente financeiro: Glaucia Souza Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa Realização: BuZum! Serviço Novo espetáculo do BuZum! “Sabor de Vitória” Cidade: Santa Isabel-SP Dia: 6/11 e 7/11 (terça-feira e quarta-feira) Local: Escola EMEF Jardim Eldorado Endereço: Rua Dirce Souza Machado, 300, Bairro Jardim Eldorado, Santa Isabel-SP Horários: 9h – 9h40 - 10h20 - 13h30 – 14h10 – 14h50 Cidade: Arujá-SP Dias: 8/10 (quarta-feira) Local: Escola Julia Mitie Mine Professora Endereço: Rua Nossa Senhora Aparecida, 255, Arujá-SP Horários: 9h – 9h40 - 10h20 - 11h - 13h30 – 14h10 – 14h50 Dias: 9/11 (segunda-feira) Local: Escola Marisa Aparecida Pendeza Endereço: R. Fenacita, 460, Jardim Fazenda Rincao, Arujá-SP Horários: 9h – 9h40 - 10h20 - 13h30 – 14h10 – 14h50 Classificação: 3 a 11 anos. Capacidade: 50 pessoas por sessão. Duração: 20 minutos.

Notícias ::