Brasil, 20 de Abril de 2019

+ F O N T E -

10 maneiras de iluminar sua loja e favorecer suas vendas

Embora muitas vezes a iluminação seja o último detalhe a ser considerado dentro de um projeto de estabelecimento, ela é extremamente importante ao planejar um espaço. De acordo com o tipo ou o modo de iluminação de seu ambiente, ele pode se tornar agradável e convidativo ou repelente e desagradável, de modo que os clientes não se sintam confortáveis nem mesmo em entrar na loja.

Segundo a Signify, a melhor opção para iluminação são as lâmpadas LED, uma vez que são duráveis, não esquentam e assim evitam a danificação dos produtos. Além disso são ecológicas e econômicas, e ainda podem ser usadas com criatividade, já que permitem a regulação de sua intensidade a qualquer momento e diversas opções de especificações como temperatura de cor, fachos, potência e designs.

Por isso, a Signify separou 10 dicas de como iluminar sua loja e favorecer tanto o ambiente quanto os produtos, para contribuir para o sucesso de suas vendas. Confira abaixo:

Garanta uma boa iluminação na vitrine, pois é ela que atrairá a primeira atenção de seu cliente, fazendo o primeiro contato com o mesmo. Essa é uma rápida oportunidade que a loja tem de atrair o olhar e chamar a atenção do cliente para seu “universo”. Justamente por isso, a Signify aconselha a enaltecer esse espaço não apenas com materiais e exposições diferenciadas, mas também com a iluminação adequada que irá complementar tudo isso. Segundo a empresa, a iluminação dinâmica é um artifício de fácil reconhecimento ao olhar e valorização do produto que, em testes, já demonstraram aumento de até 19% de aumento da entrada de clientes na loja.

Assim como a vitrine, a fachada também desempenha um papel muito importante no primeiro contato da loja com o consumidor, uma vez que ambas são responsáveis pela primeira imagem física do estabelecimento. É graças a essa primeira visão que a loja irá se destacar em meio a tantas outras mesmo em meio a um centro comercial ou shopping. Por isso, a dica da Signify é escolher minuciosamente a iluminação adequada para destacar sua fachada.

Vale acrescentar que, mesmo lojas que representam uma única marca precisam adaptar a iluminação ao ambiente ao invés de manter um padrão, levando em conta as particularidades de cada espaço e localização. Por exemplo, em lojas de shopping, a iluminação interna deve ser maior que a iluminação externa, de modo a evitar que a vitrine se torne um espelho e impossibilite a visão dos produtos que estão expostos, necessidade que é ainda mais impactante em lojas de rua devido à luz do Sol; para avaliar qual a iluminação ideal, é preciso analisar o meio no qual a loja está inserida. Mas, independentemente do meio no qual a loja se encontra, a dica da Signify é que é preciso tomar o cuidado de não tornar a vitrine clara demais, de modo a ser pouco atraente ao olhar.

A iluminação de uma loja deve levar em conta sua identidade e criar uma atmosfera agradável ao público alvo. Para isso, no caso de uma marca de apelo mais popular, sugere-se optar por uma iluminação clara, funcional e acessível. Já no caso de uma marca mais sofisticada, usar jogos de luz, sombra e contraste é o mais indicado. Além disso, uma iluminação mais homogênea, sem grandes contrastes e mais intensa direciona para uma experiencia de compra mais objetiva, rápida e de percepção mais uniforme dos produtos. Enquanto ambientes com iluminação mais ‘amarelada’, com destaques mais marcados, se tornam mais aconchegante, envolventes, propondo maior tempo de permanência no ambiente e percepções de maior valor agregado. Esse cuidado com a iluminação pode, segundo a Signify, até mesmo colocar sua loja a frente dos concorrentes.

A atratividade do ambiente e dos produtos dependem de seu projeto de iluminação, indica a Signify, pois ele exaltará as cores reais e dará destaque para o que está exposto. A reprodução correta das cores é fundamental para atrair o consumidor, que muitas vezes procura por cores e peças específicas ou, ainda, faz uma escolha de compra pela cor do produto.

Para dar destaque a um ponto específico, o uso de luminárias ou “hot spots” é uma solução ideal. O truque do hot spot consiste no uso de uma luz dirigida para dar destaque a um local específico. De acordo com a Signify, esses métodos são muito úteis para destacar produtos e comunicações visuais, colaborando para criar uma memória positiva acerca do que está exposto, uma vez que a marca ou o produto destacado estará mais bem guardado na mente do cliente e poderá ser usado como referência para futuras compras.

Mescle a iluminação entre diferentes temperaturas de cor. Acredite na Signify, misturar os tipos de temperatura de modo a equilibrar a iluminação e usar camadas de luz entre iluminação de ambiente e de realce contribui para a quebra de monotonia, o que tornará a experiencia do consumidor mais interessante, além de contribuir para a aparência individual de sua loja. Outros artifícios para obter esse efeito são a variação de intensidade e de contraste das luzes e a iluminação dinâmica.

Não se esqueça de dar atenção à iluminação dos lugares que não são vistos pelos clientes, como o estoque. Para a Signify, apesar de serem frequentados apenas por funcionários, uma boa iluminação nesses ambientes permite que os produtos sejam facilmente organizados e localizados, agilizando e melhorando o atendimento de sua loja.

Preste atenção na iluminação dos provadores. A iluminação desse ambiente pode ser o fator decisivo para a compra ou não de seus produtos, por isso é preciso se atentar à qualidade da luz em relação a reprodução correta das cores, sua intensidade e principalmente seu direcionamento. Por exemplo, se o provador conter apenas iluminação downlight poderão ser destacadas ou agravadas imperfeições que possivelmente o consumir gostaria de esconder ou evitar. A Signify indica que o correto é que haja uma combinação com a iluminação frontal e laterais ao espelho, para neutralizar este efeito.

No caso do local dos caixas para pagamento, onde é preciso ter eficiência e produtividade, a Signify indica o uso de um sistema de iluminação funcional, equilibrado e leve, que proponha uma experiencia de compra agradável. Esta área, apesar de ser pouco valorizada, pode contribuir muito para a fidelização do cliente, entretendo o olhar do consumidor, oferecendo produtos de compra rápida e através de mensagens de fortalecimento da marca.

Seguindo essas dicas, será possível melhorar o aspecto de sua loja e atrair ainda mais clientes, aumentando o fluxo de vendas e fazendo com que seu estabelecimento se torne referência dentro do mercado.

Sobre a Signify

A Signify (Euronext: LIGHT) é líder mundial em iluminação para profissionais, consumidores e em iluminação para a Internet das Coisas. Nossos produtos Philips, os sistemas de iluminação conectados Interact e os serviços habilitados por dados fornecem valor para os negócios e transformam a vida nas residências, edifícios e espaços públicos. Com vendas de 7 bilhões de euros em 2017, aproximadamente 32.000 funcionários e presença em mais de 70 países, nós desenvolvemos o extraordinário potencial da luz para uma vida mais brilhante e um mundo melhor. Para mais notícias sobre a Signify acesse o Newsroom, Twitter e LinkedIn. A informação relativa a investidores pode ser encontrada na página de Investor Relations.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::