Brasil, 19 de Junho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Quer Investir Num Imóvel? Veja As Dicas E Não Caia Em Cilada

Por Sérgio Tavares, Diretor da STavares Consultoria Financeira, com MBA em Gestão Econômica e Financeira de Empresas pela FGV (RJ)

É a segunda vez, neste ano, que a Caixa Econômica reduz os juros do crédito imobiliário e eleva a cota de financiamento de imóveis usados. Mesmo diante deste cenário aparentemente promissor, será vantajoso investir num imóvel?

Avalie seu objetivo
Primeiro, é preciso saber que o investimento em imóvel não possui boa liquidez como uma aplicação financeira. Ou seja, caso você precise vender o ativo para realizar o lucro na venda, nem sempre o consegue de forma rápida, se comparado ao resgate de um investimento feito no mercado financeiro. Sendo assim, é importante estudar o local, saber se está valorizado no mercado, se existe muita oferta de imóveis na região e se a demanda está grande.

Mas se a finalidade do investimento no imóvel for para moradia, é importante avaliar se o planejamento é morar no local por muito tempo, para que o investimento faça sentido, uma vez que os custos fixos serão muitos altos. Caso o objetivo seja morar por um tempo curto, é muito mais prudente alugar um imóvel e não ter uma obrigação financeira de médio e longo prazo, além de ter espaço para investir em outras alternativas.

Entrada maior x entrada menor

Com o aumento da cota para financiamento de imóveis usados, se tornou possível desembolsar um valor menor na entrada. Entretanto, este é um caminho melhor do que os financiamentos que exigem um valor maior?

Com a facilidade de dar uma entrada menor, você não precisará se descapitalizar tanto e comprometerá menos o seu patrimônio. Mas não se engane: quanto menor o valor de entrada, maior será o valor da prestação mensal do empréstimo e o valor da taxa de juros do contrato.

O ideal é não se endividar com um número muito grande de parcelas, que comprometem por muito tempo o orçamento mensal. Sempre que possível, utilize rendas extras, bônus e 13º para quitar parcelas futuras com desconto e, consequentemente, reduzir o tempo de quitação do empréstimo.

Cenário real

Hoje, temos mais de 63 milhões de pessoas endividadas e com o nome sujo nos órgãos de proteção ao crédito. Isso tem causado um volume de inadimplência muito alto nas famílias brasileiras. Mesmo com a redução da taxa de juros, as pessoas estão sem poder de compra, o que impossibilita que elas acumulem novas dívidas. O ideal seria o Governo criar opções de refinanciamento das dívidas dos cidadãos para que eles tenham maior disponibilidade financeira para comprar bens e serviços, investir, e, enfim, movimentar a nossa economia.

Sobre a STavares Consultoria Financeira
A STavares Consultoria presta serviços financeiros para pessoas físicas e jurídicas que visam atingir seus objetivos de saúde financeira e otimização em seus investimentos. A empresa atua em variados segmentos do mercado, como auditoria, incorporação imobiliária, indústria farmacêutica, tecnologia, entre outros.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::