Brasil, 20 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Ainda pouco adotado por franquias, food trucks apresentam vantagens para empreendedores

Bruno Queiroz, sócio-fundador da Los Ogros, indica que a economia em gastos fixos como aluguel de ponto e a possibilidade de aumentar o faturamento com eventos em outras cidades são alguns dos pontos positivos

São Paulo - Contas de luz, água e aluguel de ponto costumam somar uma boa quantia de gastos fixos na planilha de um franqueado. Já os modelos de negócios móveis como food trucks não apresentam a necessidade de todos esses dispêndios.

E mesmo com as vantagens citadas, o negócio sobre rodas ainda é pouco explorado por redes franqueadoras. De acordo com a Pesquisa Setorial ABF (Associação Brasileira de Franchising) Food Service 2018, 24,3% das redes do segmento consideram o food truck um modelo interessante para expansão.

Já outro levantamento da ABF indica que atualmente o modelo representa somente 0,03% do total de unidades do franchising brasileiro. Para Bruno Queiroz, sócio-fundador da Los Ogros - rede de food trucks de hambúrguer - a opção dos trucks representa mais autonomia para o empreendedor e flexibilidade quanto ao período a ser trabalhado. Ele pode escolher os dias e horários de funcionamento que melhor se enquadrem na rotina dele.

"Além do franqueado poder circular pelas cidades em busca dos melhores eventos que ele pode participar, há também uma questão muito importante que é a economia com menos gastos fixos. Outra coisa, ele não vai precisar contratar muitos funcionários pelo espaço na cozinha no truck, por exemplo", explica Queiroz.

A rede hoje conta com dez unidades de franquia em operação e tem como perspectiva inaugurar uma a cada mês.

Sobre a Los Ogros: É uma rede de franquias de food trucks de hambúrguer com lanches servidos em generosas quantidades. O negócio começou a franquear em 2017 no estado de São Paulo e para adquirir uma unidade o investimento é de R$ 80 mil (incluindo o trailer e taxa de franquia).

Natalie Caratti
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Mudança de marca: Meus Pedidos agora é Mercos

Depois de oito anos no mercado e mais de 5 mil clientes e 25 mil usuários por todo o país, a Meus Pedidos, empresa de tecnologia com sede em Joinville (SC), anunciou mudança para a sua nova marca, Mercos, durante o Alcance, um dos encontros empresariais mais importantes do país, que agora adotará o nome de Mercos Experience. Atualmente, a empresa – referência nacional pelo desenvolvimento de seu software de potencialização de vendas para indústrias, distribuidoras e representações comerciais – prospecta crescer, em 2018, 60% em relação ao ano passado.

A decisão foi tomada no início de 2017, quando a equipe de empresa observou que o nome Meus Pedidos não era mais adequado, pois o software desenvolvido vai além de uma simples automação de pedidos. Desde lá, houve um processo de concepção de propósito de marca, que consiste na definição de sua razão de existir, daquilo que a motiva estar no mercado. “Com o amadurecimento e evolução da empresa, vimos que precisávamos nos redescobrir e documentar a nossa cultura e filosofia. O nome antigo não expressava bem tudo o que fazemos, e nem aquilo que queremos nos tornar. Isso culminou em uma nova identidade”, comenta Tiago Brandes, CEO da Mercos.

A transformação da marca pretende fortalecer o engajamento de todos os envolvidos na rotina de uma operação comercial, impactados pelo software da Mercos: do representante à equipe de apoio interno, do gerente comercial ao diretor, do marketing ao TI da empresa. O impacto positivo também chega aos clientes dos clientes, que ganham flexibilidade e agilidade na reposição de produtos com o seu e-commerce B2B. “A operação comercial é o coração de qualquer empresa, e hoje nosso software é essencial para que este coração continue batendo cada vez mais forte”, reforça Brandes.

Uma meta: movimentar a economia

De acordo com Brandes, a Mercos acredita que movimentar a economia traz melhora de qualidade de vida das pessoas. “A empresa objetiva ir além das transações comerciais: deseja gerar novos empregos, aumentar a renda familiar e permitir investimentos em novos projetos para melhorar produtos e serviços. A mudança de marca vem reforçar estes objetivos”, explica o profissional. “Não somos um simples fornecedor de tecnologia, vamos movimentar mais de R$ 20 bilhões em vendas através do nosso software em 2018.”

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::