Brasil, 18 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Busca imediata por atendimento médico em casos de AVC determina recuperação neurológica completa

Intervenção em até 1h30 aumenta em 25% a chance de recuperação total das funções neurológicas

O sistema nervoso é formado por uma rede de neurônios que por meio de sinapses enviam mensagens sobre as atividades desenvolvidas pelo corpo humano. Nos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) a morte do neurônio impossibilita o envio dessa mensagem, levando à incapacidade de resposta do organismo. Essa é uma das doenças mais incapacitantes e com comprometimento da qualidade de vida do paciente no mundo todo. Cinco milhões de pessoas ficam permanentemente incapacitadas, segundo a Organização Mundial do AVC.

Desta forma, procurar atendimento médico nas primeiras horas posteriores ao início dos sintomas aumenta as chances de recuperação das funções neurológicas. O tratamento feito com trombolítico, medicação que dissolve coágulos sanguíneos, nos casos de AVC isquêmico em até 4h30, permite a chance de recuperação completa das funções em 1 a cada 14 pacientes. Se o atendimento médico for realizado em até 1h30 após o início do AVC as chances aumentam para 1 a cada 4 pacientes. Já a trombectomia mecânica, desobstrução da artéria por meio de um microcateter, é indicada em até 6h de evolução do quadro e, com o uso de novas tecnologias de imagem do cérebro, alguns pacientes podem ter indicação de trombectomia mecânica com até 24 horas de evolução dos sintomas.

Os principais sintomas aos quais os pacientes devem estar atentos e que indicam um Acidente Vascular Cerebral são perda repentina de força e de sensibilidade em qualquer parte do corpo, dificuldade para falar e enxergar, dor de cabeça e confusão mental, fraqueza ou dormência no rosto, tonturas ou perda de coordenação e equilíbrio. Diante da manifestação súbita desses sinais, deve-se procurar um hospital imediatamente.

Pessoas com fatores de risco como hipertensão, sedentarismo, obesidade, tabagismo, diabetes, alcoolismo, doenças cardíacas, entre outros, estão mais propensas à doença. O neurologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Eli Faria Evaristo, destaca a importância do controle dos fatores de risco "Uma pessoa que já tem histórico da doença, além de continuar com os fatores de risco que causaram o primeiro AVC, tem alterações vasculares que se desenvolveram ao longo do tempo. Essas razões aumentam a probabilidade de um novo caso".

A gravidade de cada caso leva em consideração o tamanho da lesão, a quantidade de vias nervosas na região afetada e por quais funções são responsáveis e a proporção do inchaço cerebral nos casos isquêmicos e o volume do sangue nos casos hemorrágicos. A diferença entre eles é que no isquêmico a artéria é obstruída, enquanto no hemorrágico ela se rompe, provocando sangramento e consequentemente elevação da pressão intracraniana.

Com maior frequência, mas em áreas de menor impacto, há também os AVCs isquêmicos de pequenas proporções, que ocorrem de forma desapercebida e cumulativa e que podem comprometer tanto o desempenho motor, como cognitivo do cérebro, aumentando o risco de demência. Segundo o neurologista, o tratamento de reabilitação em pacientes com limitações pós-AVC é multiprofissional, uma vez que ele se adapta às sequelas de cada um. "Ao longo dos anos tem ocorrido a incorporação de novas tecnologias aos tratamentos de reabilitação, incluindo robótica, realidade virtual, estimulação magnética e reabilitação neurocognitiva".

Os avanços na medicina buscam formas de favorecer a regeneração do tecido cerebral. Embora a aplicação na prática clínica não esteja definida, pesquisas com utilização de células-tronco são desenvolvidas para se chegar a novas possibilidades de recuperação.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com atuação de referência em serviços de alta complexidade e ênfase nas especialidades de oncologia e doenças digestivas, a Instituição completou 121 anos em 2018. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde –, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 3.900 médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos cinco hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::