Brasil, 24 de Abril de 2019

+ F O N T E -

B2E é oportunidade de aumentar vendas sem custos, mas requer atenção

Por Veraldino Junior, Head de Client Service (Gerente de Atendimento) da Infracommerce

O canal B2E (Business to Employee), apesar de ainda pouco explorado no Brasil, vem despontando como uma opção interessante para o e-commerce. Com foco nos negócios para colaboradores internos e empresas parceiras, a modalidade pode se tornar uma aliada das indústrias, distribuidoras e revendas.

A principal vantagem do canal B2E é o baixo custo. Isso porque, na maioria dos casos, as empresas já possuem um e-commerce B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer), cuja infraestrutura e operação podem ser compartilhadas com o novo canal.

O processo de aquisição desses novos clientes não demanda um alto investimento em campanhas de marketing digital, já que o público está "dentro de casa", tornando-se assim outra vantagem do modelo de negócios B2E. Além disso, há uma alta demanda os departamentos de Recursos Humanos em busca de parcerias que ofereçam benefícios aos seus funcionários, por isso, o B2E surge como um "clube de vantagens exclusivas" dentro desse ecossistema, criando um vínculo ainda maior entre empresa e funcionário.

Outro ativo importante é a possibilidade de alcançar novos públicos e fomentar o relacionamento da marca com seus consumidores. Isso porque essas lojas costumam oferecer descontos, permitindo que os colaboradores tenham acesso a produtos diferenciados, muitas vezes, marcas de desejo e em sites exclusivos, acessíveis apenas por meio de um link ou plataforma (interna ou externa) ou a partir de um código promocional personalizado.

Porém, as marcas devem entender que essas ações devem ser feitas com inteligência e parcimônia: é preciso enxergar que o B2E não se justifica - nem se sustenta - apenas pela simples oferta de preços reduzidos. Com o amadurecimento do canal, é necessário investir em ações criativas e mais sofisticadas, como por exemplo, com o oferecimento de linhas personalizadas, a criação de programas de prêmios e recompensas, formas interessantes para realizar as entregas, e muito mais.

A boa notícia é que, ao utilizar este canal corretamente, podem atingir o sonho de consumo do varejo: cobrir, de ponta a ponta, todas as oportunidades de venda dentro de uma mesma corporação, abrangendo o B2E, B2B e B2C. Este é um caminho que faz sentido, afinal uma estratégia correta pode trazer grandes vantagens frente aos concorrentes que ainda não se atentaram à essa tendência.

Sobre Veraldino Junior, Head de Client Service (Gerente de Atendimento)

Vindo do Submarino, onde atuava como Gerente Comercial, Veraldino é formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::