Brasil, 18 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Cafeicultura Sustentável: Ações Mundiais para a Celebração do Dia Internacional do Café

*por Marcos Matos

Contando com aproximadamente 308 mil cafeicultores e com um setor exportador competente e eficiente, responsável pela logística de cerca de 65% da safra nacional, o café contribui para a geração de milhões de empregos na cadeia produtiva e também movimentando importantes divisas nas exportações brasileiras.

Com quase 300 anos de história, o café brasileiro se consolida como líder absoluto no mundo, sendo maior produtor, exportador e segundo maior consumidor do planeta. De acordo com a CONAB, em 2018, o Brasil produzirá 60 milhões de sacas de 60 kg. A exportação do produto é projetada entre 33 e 34 milhões de sacas, e o consumo interno em 22 milhões de sacas.

O café, diante do reconhecimento global, possui o seu dia internacional, que foi celebrado em 1º de outubro, e o país, por meio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com as entidades representativas do setor privado e a Apex-Brasil, realizou uma série de ações para comemorar a data.

Pela primeira vez na história do MRE, foi disponibilizada a Sala Brasília do Palácio do Itamaraty para a realização da celebração de uma cadeia produtiva brasileira. Foram recepcionadas cerca de 200 pessoas, entre lideranças da cadeia produtiva, embaixadores das principais nações compradoras e parceiros do país na cafeicultura para realizar a celebração dessa importante data.

Na ocasião, a ABIC fez a entrega dos Certificados às empresas e marcas que mais se destacaram durante o ano na avaliação do Programa da Qualidade do Café – PQC – 2018. Essa premiação destaca a excelência dos Cafés do Brasil e é o reconhecimento às empresas que tiveram notas constantes durante o ano dentro de sua categoria.

No exterior, o serviço diplomático do Brasil também realizou atividades para celebrar o Dia Internacional do Café e promover o produto do país. A data foi comemorada nas seguintes Embaixadas: Abu Dhabi, Paris, Londres, Berlim, Moscou, Seul e Tóquio; além dos Consulados em Miami, Nova York, Los Angeles, Xangai e Sydney. Foram reunidos importantes players da cadeia produtiva, sendo oferecidos para degustação cafés nacionais de diversas origens produtoras, além de transmitidas informações sobre a sustentabilidade da cafeicultura brasileira.

A celebração, realizada pela comunidade cafeeira, englobando compradores dos cafés brasileiros, integra a agenda anual de ações do Brasil em comemoração ao Dia Internacional do Café, atendendo a uma solicitação da Organização Internacional do Café (OIC) para que as celebrações ocorram nas nações cafeeiras de todo o mundo.

Marcos Matos é Diretor Geral do CECAFÉ (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil).

Sobre o Cecafé

Fundado em 1999, o Cecafé – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – representa e promove ativamente o desenvolvimento do setor exportador de café no âmbito nacional e internacional. A entidade oferece suporte às operações do segmento por meio do intercâmbio de inteligência de dados, ações estratégicas e jurídicas, além de projetos de cidadania e responsabilidade social. Atualmente, possui 131 associados, entre exportadores de café, produtores, associações e cooperativas no Brasil, correspondendo a 96% dos agentes desse mercado no país.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::