Brasil, 18 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

17 de setembro é celebrado o Dia do Eletricista

Desde sua descoberta, a eletricidade se tornou parte fundamental na vida dos seres humanos. Com tantas possibilidades de uso da energia que nos auxilia no dia a dia, surgiu um profissional especializado para lidar com ela, o eletricista. Ele é responsável por realizar a manutenção e instalação da rede elétrica em residências e empresas, de garantir o bom funcionamento dos sistemas e equipamentos elétricos, sempre com o intuito de evitar possíveis acidentes. Sendo assim, nada mais justo do que atribuir uma data para homenagear esses profissionais, por isso em 17 de outubro é comemorado o Dia do Eletricista.

Para aqueles que querem se especializar na área, existem diversas instituições que ministram cursos técnicos para a formação da profissão. Neles, o interessado tem uma base de como executar, programar e realizar a manutenção de instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais. Alguns cursos também ensinam matemática, administração, planejamento de marketing, noções de mercado e empreendedorismo.

O mercado de trabalho para o eletricista é muito aquecido, já que a procura pelo profissional é grande, uma vez que sempre vão existir manutenções ou instalações para fazer, seja em residências ou em novas obras de empresas e grandes indústrias. É uma profissão na qual o interessado pode trabalhar de forma autônoma ou assalariada. O importante que é ele esteja sempre antenado com as novas tecnologias, ferramentas e novidades do setor para que seu desempenho seja impecável.

Um ponto importante para o profissional dessa área é em relação às ferramentas que ele utiliza para a execução do trabalho. A IRWIN, sempre preocupada com o desejo do consumidor de obter inovações e produtos de alto desempenho, tornou possível a criação de uma nova categoria de ferramentas como as brocas escalonadas para chapas, da família Unibit®, e a linha de alicates com triplo isolamento, a linha VDE. Esses são apenas dois exemplos das soluções que o eletricista pode contar para realizar um bom trabalho.

Por fim, o eletricista deve sempre ficar atento à sua segurança, já que ele lida, na maioria das vezes, com altas cargas de energia. Deve-se sempre fazer o uso de capacetes, botinas com isolamento, luvas de borracha, manga isolante para proteção dos braços, protetor facial contra arco elétrico e vestimentas térmicas apropriadas para a execução de um bom trabalho.

* Joana Carluci é gerente sênior de ativação de marca da Stanley Black & Decker.

Notícias ::