Brasil, 15 de Dezembro de 2019

Alunos de Engenharia Civil da Uniube Uberlândia visitam Usina Capim Branco

Alunos de Engenharia Civil da Uniube Uberlândia visitam Usina Capim Branco

No dia nove de outubro, os alunos do curso da Engenharia Civil da Uniube Uberlândia realizaram uma visita técnica às dependências da Usina Hidrelétrica Amador Aguiar 1 (Capim Branco 1). O objetivo da visita foi mostrar aos graduandos como funciona uma usina hidrelétrica tipo fio d’água.

Segundo a professora Anna Paula Braga, que acompanhou os estudantes na visita, o grande diferencial da Capim Branco é o fato dela estar instalada em um cânion profundo, o que dispensa a construção de uma grande represa, sendo ideal para acompanhar as novas propostas, principalmente de proteção ao meio ambiente. “Tivemos conhecimento de que essa usina é considerada um dos empreendimentos de menor impacto ambiental de Minas Gerais, por ser uma usina hidrelétrica do tipo fio d'água e com uma potência total de 240 megawatts”, afirma a professora.

Para a Anna Paula, a chance de sair da sala de aula e ir a campo proporciona aos alunos um aprendizado impossível de se conseguir de outras formas. “Essa visita vem nos mostrar, mais uma vez, o quanto o aprendizado extraclasse é importante na formação do perfil final do engenheiro”, finaliza Braga.

O que é uma usina fio d’água?

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL – uma usina hidrelétrica fio d’agua é uma usina que utiliza reservatório com acumulação suficiente apenas para prover regularização diária ou semanal de água ou ainda que utiliza diretamente a vazão afluente do aproveitamento. Ou seja, são aquelas que não dispõem de reservatório de água, ou têm dimensões menores do que poderiam ter.

Por não precisar de uma represa de grandes dimensões esta opção vem sendo considerada a mais sustentável, reduzindo a estrutura das barragens e a dimensão dos alagamentos. Neste modelo, aproveita-se a força da correnteza dos rios para gerar energia, sem precisar estocar a água

Sobre a Usina Capim Branco

Ela faz parte do Complexo Energético Amador Aguiar junto com a Usina Hidrelétrica Amador Aguiar II, que começou a ser construída em 2003 e entrou em operação em 2006. Considerada uma usina hidrelétrica fio d’água, seu reservatório ocupa uma área de 18,66 Km², estendendo-se pelos municípios de Uberlândia, Araguari e Indianópolis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS