Brasil, 21 de Outubro de 2018

+ F O N T E -

Incentivo à brincadeira valoriza a infância

Site da dica para pais e filhos interagirem de maneira lúdica

Crianças correndo, soltando balões ou simplesmente jogando bola na rua. O ato de brincar proporciona muita mais do que um momento lúdico à vida das crianças, é por ele que ela pode descobrir, experimentar e interagir com o mundo a sua volta. Pensando nisso foi criada a plataforma Vamos Brincar (www.vamosbrincar.org.br), uma iniciativa das Unidades Sociais e Educacionais da Rede Marista de Solidariedade (RMS), em parceria com a Rede Marista de Colégios. A plataforma foi desenvolvida em prol do Direito ao Brincar, um dos programas da RMS. Por meio da ferramenta, pais, educadores e professores podem pesquisar, encontrar e sugerir novas brincadeiras para realizarem com as crianças.

O direito ao brincar é garantia da Convenção dos Direitos da Criança (CDC) e foi referenciado pela ONU em 2013, em Genebra. O Artigo 31 reconhece o direito de cada criança ao descanso, lazer, jogos e atividades recreativas e livres, além da plena participação da criança na vida cultural e artística. Segundo a pedagoga Marcia Nanaka, especialista em educação infantil da Rede Marista de Solidariedade, o ato de brincar representa muito mais do que um entretenimento. “O brincar possibilita à criança imaginar, criar, expressar, descobrir, fazer de conta, seja interagindo com o outro, com os objetos de sua cultura, seja com elementos da natureza. Assim, o brincar contribui para que a criança expresse o que sente e pensa sobre o mundo de uma forma única, própria dela”, explica.

Dia das Crianças em tempos eletrônicos

Com o avanço da tecnologia e as múltiplas telas acessíveis a um toque, é comum que as crianças optem por brinquedos eletrônicos. No entanto, Marcia explica que todas as brincadeiras contribuem para a formação da criança. “Acredito que a brincadeira mais saudável é aquela que permite as interações com o outro, com brinquedos diversificados, estruturados e não estruturados, em espaços seguros que promovem experiências diversas como sentir, imaginar, criar experimentar, aprender e principalmente descobrir”, reforça.

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade (RMS) é responsável por um conjunto de iniciativas, programas e ações com foco na Promoção e na Defesa dos Direitos de crianças, adolescentes e jovens. Realiza ações nas áreas da educação e da assistência social que beneficiam mais de 7 mil crianças, adolescentes e jovens em escolas sociais de 18 cidades nos estados do São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. São 23 unidades sociais e educacionais que, de maneira gratuita, ofertam desde a educação infantil até o ensino médio e ensino médio técnico, além de projetos no contraturno escolar. Mais informações: www.solmarista.org.br.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo