Brasil, 14 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Índice da ABRAMAT confirma manutenção do crescimento do setor em setembro

Indústria de materiais de construção mantém fôlego e 2018 se aproxima de balanço positivo

A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulga nesta quinta feira, 08, a edição de seu índice de setembro. Como destaque da pesquisa, temos o registro de crescimento no faturamento da indústria de materiais de construção em setembro em todas as comparações. Comparado a setembro/2017, o nono mês desse ano apontou crescimento de 2,7% no faturamento deflacionado. A comparação com agosto desse mesmo ano registra alta de 1,5%.

O crescimento observado em setembro também reforça o momento de aquecimento do setor analisados os indicadores acumulados. Nos últimos 12 meses (ago/17 a set/18), comparados ao mesmo período do ano anterior registra alta de 2,1%, enquanto que no acumulado do ano (jan/18 a set/18) o crescimento em relação ao mesmo período de 2017 registra alta de 1,2%.

Com ambos os segmentos de produtos contribuindo para o crescimento do faturamento do setor, os materiais de base apontam alta de 2,4% em relação ao mesmo mês em 2017 e 1% em relação ao mês anterior. Os materiais de acabamento, por outro lado, indicaram aumento de 3,1% em relação a setembro de 2017 e crescimento de 1,9% em relação ao mês anterior.

O emprego na indústria de materiais de construção segue indicando uma reversão de tendência. O acumulado no ano agora é de -0,7%, melhor resultado desde janeiro. No mês anterior, o ano acumulava redução de -0,8% no número de vagas. Foi o quarto mês consecutivo em que a redução de vagas na indústria de materiais de construção diminui.

"Observamos um mês de crescimento nos nossos indicadores, mantendo a tendência de retomada do crescimento, em linha com a previsão de fecharmos 2018 com +1,5%. Nossa expectativa é de continuidade para essa recuperação do setor até o final do ano, indicando uma inflexão após 3 anos de resultados negativos no faturamento. A ABRAMAT busca auxiliar na retomada desse crescimento, estando junto de entes governamentais, empresas e sociedade civil, levando os pleitos do setor, visando o fomento de debates relevantes envolvendo a inovação e novas tecnologias, bem como incentivando e divulgando boas práticas de seus associados " comenta Rodrigo Navarro, presidente da associação.

Sobre a ABRAMAT

Desde sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e demais agentes da cadeia produtiva. A entidade conta atualmente com mais de 40 empresas associadas e aproximadamente 300 fábricas situadas em todas as regiões do país, que são líderes na produção de materiais de construção em diversos segmentos do setor. Entre os pilares de atuação da entidade estão a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a competitividade e sustentabilidade da indústria, e a capacitação da mão-de-obra da construção. Para a elaboração de seus relatórios são utilizados dados oficiais disponíveis, pesquisas com associados, análise interna da equipe e metodologia FGV desenvolvida com exclusividade para a ABRAMAT.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::