Brasil, 20 de Outubro de 2018

+ F O N T E -

Smart City Expo Curitiba 2019 vai incluir rodadas de negócios e reunir 6 mil participantes em torno de urbanistas consagrados

Organizadores da segunda edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo preparam missão brasileira para congresso mundial em Barcelona, em novembro

Os sócios do iCities Caio Castro e Roberto Marcelino ao lado do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e do dirigente da FIRA Barcelona, Victor Moreno

O iCities, a FIRA Barcelona e a Prefeitura Municipal de Curitiba lançaram oficialmente nesta terça-feira, dia 9, o Smart City Expo Curitiba 2019, a segunda edição brasileira do maior evento sobre cidades inteligentes do mundo. A expectativa é de receber pelo menos seis mil pessoas, representantes de 80 cidades brasileiras e de 25 cidades do exterior, durante os dias 21 e 22 de março de 2019, no Expo Barigui, em Curitiba.

O prefeito Rafael Greca e Victor Moreno, dirigente da FIRA Barcelona, que veio à cidade especialmente para a ocasião, destacaram a importância de Curitiba ter sido escolhida cidade sede para o evento e incentivaram a participação no Smart City, tanto nos debates sobre a transformação inteligente da sociedade quanto na disseminação das práticas inovadoras que o evento é capaz de reunir.

Entre as novidades da edição de 2019 está a duplicação da área de exposição com soluções para cidades inteligentes e a ampliação da área de congresso, que abrigará mostras paralelas e terá capacidade para receber mais de 1,6 mil pessoas simultaneamente. Também serão implementadas rodadas de negócios destinadas a empresários e executivos das mais diversas áreas.

As palestras e debates terão quatro temáticas principais: viabilizando tecnologias para cidades inteligentes, governança em cidades digitais, cidades criativas, sustentáveis e humanas e planejando cidades inovadoras e inclusivas. Além das novas tecnologias e inovações para diversas áreas das cidades o tema para 2019 é “Planejando as cidades que queremos”. Sob este aspecto do planejamento urbano e implementação de soluções, a organização do Smart City Expo anunciou a vinda de urbanistas consagrados mundialmente. Os nomes serão definidos em Barcelona, em novembro, durante o congresso mundial.


O diretor comercial do iCities, Caio Castro explica as novidades da
edição do Smart City Expo Curitiba em 2019

Assim como na primeira edição, as startups curitibanas poderão exibir suas soluções e produtos na Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço destinado a promover o ecossistema de desenvolvimento da cidade, destacou Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento. A parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) também será mantida para receber administradores municipais de todo o Brasil.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, mencionou as principais inovações implantadas pela cidade no último ano, como a modernização dos Faróis do Saber e da Inovação e a capacitação de milhares de empreendedores pelo programa Vale do Pinhão, entre outras ações. Tais ações vêm sendo reconhecidas e premiadas. Entre os destaques estão o primeiro lugar obtido por Curitiba no ranking Connected Smart Cities, da Urban Systems, como a cidade mais inteligente do país, e a premiação internacional da Prefeitura em Puebla, no México, pelo aplicativo Saúde Já.

Segundo o prefeito, a realização da segunda edição do Smart City Expo Curitiba reforça o papel de Curitiba como cidade transformadora. “Queremos trazer esse espírito de inovação e modernidade que a cidade de Barcelona tem e é muito importante recebermos mais uma edição desse evento. Teremos muitas novidades e possibilidades de negócios que ajudarão a cidade a criar e implementar um ecossistema de soluções inteligentes para impactar a sociedade positivamente. Nós somos muito felizes com o fato de a Fira Barcelona ter escolhido Curitiba como cidade sede de seus eventos”, afirmou Greca.


Rafael Greca ressaltou os avanços da cidade de Curitiba
em relação ao tema das cidades inteligentes

“Desde 2011, o iCities tem como propósito trabalhar no desenvolvimento de soluções para as cidades inteligentes. Com essa segunda edição do Smart City Expo Curitiba queremos realizar debates e exibir alternativas que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas em diversas áreas, como a saúde, educação, segurança e desenvolvimento econômico”, disse o diretor de marketing e cofundador do iCities, André Telles.

O lançamento teve a presença também do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros, de presidentes de empresas e representantes de universidades, associações, federações, institutos, startups, coworkings e investidores.

Hyperloop TT – meio de transporte futurista

Durante o evento de lançamento, o head de desenvolvimento de negócios no Brasil da HyperloopTT, Ricardo Penzin, também explicou como funciona o hyperloop, um meio de transporte futurista concebido pelo empresário Elon Musk, em 2013. A tecnologia consiste em uma cápsula que viaja em um trilho de alumínio através de um túnel a vácuo e que pode atingir velocidades de até 1.100 km/h. A sucção de ar acontece por meio de painéis solares instalados ao longo de todo o túnel, tornando o meio 100% renovável. Recentemente, a empresa lançou em Toulouse, na França, o protótipo de um hyperloop que deve entrar em operação comercial em 2019.


Com unidades em 12 países, Penzin destacou que o hyperloop é um conjunto de tecnologias já existentes e que possui um modelo de negócios pensado no ser humano. “Temos um modelo de negócios que nos permite reunir talentos de todo o mundo no desenvolvimento de uma solução focada no conhecimento do usuário sem exceção. Temos centros de inovação e de pesquisa e desenvolvimento, além de parcerias com universidades que permitem produzir inovações para o transporte mundial”, explicou ele.

No Brasil, a empresa mantém um centro de inovação na cidade de Contagem, em Minas Gerais, e quer ampliar a parceria com universidades e companhias para o desenvolvimento de novas soluções.

Comitiva para o Smart City Expo World Congress

O iCities promoverá, entre os dias 12 e 18 de novembro, o Barcelona Smart City Week, uma missão internacional destinada a executivos, empresários e representantes de diversos municípios brasileiros. Na capital da Catalunha, os convidados realizarão uma imersão em debates e visitas técnicas que serão realizadas durante o Smart City Expo World Congress, o maior fórum mundial sobre smart cities.

Além da participação nos três dias de evento, os presentes participarão de evento organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Catalunha e de visitas às empresas Cisco, Indra e Microsoft.

Sobre o iCities

O iCities foi fundado em 2011 com a visão de um cenário em que as cidades têm um papel muito mais proativo no desenvolvimento da sociedade. Dentre os projetos de maior relevância estão a responsabilidade da vinda e organização do maior congresso do tema de smart cities de Barcelona para Curitiba - o Smart City Expo Curitiba -, o projeto de responsabilidade social iCities Kids, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes em São Francisco, na Califórnia (EUA), e as consultorias para municípios Smart Cities Brasil.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo