Brasil, 25 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Agrobanco conclui expansão e projeta atingir 1,5 milhão de sacas

Aquisição de nova unidade permitirá à empresa, sediada em Três Corações, no Sul de
Minas Gerais, ampliar a capacidade de armazenagem de grãos

Especializado na armazenagem de grãos para atender à produção agrícola do Sul de Minas Gerais, o Agrobanco concluiu sua primeira expansão: a compra de uma nova unidade, localizada a apenas oito quilômetros de sua sede, em Três Corações. O negócio possibilita a ampliação da capacidade total de estocagem de 455 mil sacas de milho, soja e trigo por safra para 540 mil. Assim, com mais espaço e sinergia entre as duas unidades, a projeção é de um acréscimo de 50% no volume de cereais recebidos, o que significa atingir 1,5 milhão de sacas neste ano, um recorde para a empresa.

Antes da aquisição, a corporação – fundada, há 11 anos, por Ronaldo Iabrudi, atual CO-Vice Presidente do Conselho de Administração do GPA, e seu irmão Ricardo Iabrudi – contava com uma área de 11 mil metros quadrados, onde está uma estrutura de seis silos: quatro com capacidade para 110 mil sacas cada, e outros que armazenam 12 mil e 5 mil, respectivamente. A nova unidade, que tem o dobro do tamanho da primeira, agrega mais um silo para 80 mil sacas e um silo pulmão (tipo aerado que conserva os grãos enquanto aguardam a secagem) capaz de estocar 10 mil sacas.

De acordo com o gerente de gestão do Agrobanco, Fábio Kinsch, o investimento, além de ampliar o espaço físico, possibilita um importante ganho operacional. “Nossa estrutura agora tem uma grande flexibilidade, com três linhas de descarga. Ampliamos nossa agilidade, em função da sinergia entre as duas unidades, e a comodidade para o cliente”, explica. Kinsch é filho de Ronaldo Iabrudi e, atualmente, está no comando do Agrobanco, ao lado do primo Pedro Augusto Iabrudi – no cargo de gerente comercial – e da tia Maritza Iabrudi.

Ele ressalta que a estrutura inicial da empresa foi suficiente para atender à demanda da produção de cereais do Sul de Minas até o ano de 2012. Com a expansão da safra, a empresa sentiu necessidade de se alinhar ao mercado que crescia e exigia ainda mais excelência. A partir daquele ano, novos processos foram necessários para assegurar a mesma qualidade, segurança e agilidade aos clientes.

Foi implantado um segundo secador para acelerar o recebimento de soja e milho, e agregado um novo negócio ao portfólio: a revenda de insumos agrícolas, com o intuito de oferecer sementes e matérias-primas para os produtores rurais. Em 2017, o Agrobanco investiu em um galpão para abrigar as futuras instalações de um novo negócio do grupo, focado na nutrição animal, com processamento para produção de fubá e milho ensacado.

Planejamento estratégico

Pedro Iabrudi acrescenta que a expansão realizada agora estava sendo planejada há algum tempo, pois já havia falta de espaço na sede. “A empresa vem crescendo bastante desde sua criação, acompanhando o incremento da produção da região. No passado, o Sul de Minas tinha foco apenas no café e no leite, mas, nos últimos anos, isso tem se transformado rapidamente, com os grãos ganhando cada vez mais espaço. Além disso, a produtividade dessas lavouras está maior em função do aumento da profissionalização”, destaca.

A aquisição da nova unidade, segundo ele, também levou isso em conta, uma vez que há um bom espaço físico para outra ampliação, quando necessária. “Nosso planejamento estratégico é revisado anualmente. Avaliamos possibilidades de novos negócios e investimentos importantes para atingir o desempenho desejado. Buscamos sempre um crescimento consistente e constante”, afirma.

Nova solução tecnológica

A busca pela inovação nos processos e por soluções tecnológicas para o produtor são outros aspectos fundamentais para o desenvolvimento do Agrobanco. A última novidade, conforme Kinsch, é a implementação do Climate Fieldview, da Monsanto. A ferramenta, em resumo, integra a área de plantio a uma plataforma digital, permitindo um melhor monitoramento dos grãos e a tomada de melhores decisões durante a condução da lavoura. Os testes foram realizados, na empresa, no ano passado, e agora está sendo feita a implantação.

Por isso, Kinsch passou nove dias, no final de agosto e início de setembro, na sede mundial da Fieldview, no Vale do Silício (EUA), para reunir mais conhecimentos sobre a tecnologia. “Ela é nova no Brasil, mas funciona há mais de cinco anos nos Estados Unidos. Queremos entender exatamente como o produtor americano está trabalhando com a ferramenta para oferecer uma solução mais completa no Brasil, ou seja, aplicar isso da melhor forma aqui, a partir da experiência dos americanos”, esclarece Kinsch.

Ao longo de seus 11 anos, o Agrobanco também investiu em outras tecnologias, como equipamentos de falling number (número de queda), aparelho que mede a qualidade do trigo. Também aderiu ao Programa Participante de Recebimento de Soja Intacta (cadastramento necessário para realizar testes de identificação da soja com tecnologia Monsanto), entre outras ações.

História e nicho de mercado

O Agrobanco surgiu em 2007, como uma solução logística viável para os produtores rurais do Sul de Minas, que não contavam com silos para estocagem da safra. A partir da atuação da empresa, essa realidade mudou. A região, que antes produzia pouco milho e não plantava soja, ampliou sua produção agrícola, até então focada no café. Por meio do Agrobanco, os produtores passaram a contar com silos adequados para estocagem da safra e, assim, comercializar com prazo maior, sem a urgência de negociá-la no pico da colheita, quando o preço, normalmente, é o mais baixo.

A empresa está localizada às margens da rodovia Fernão Dias (BR-381), no Distrito Industrial de Três Corações, com acesso facilitado tanto para os produtores da região, como também para os compradores que escoam os cereais. “Somos parceiros do produtor rural em todas as etapas de sua atividade, desde o planejamento do plantio à colheita, da armazenagem à comercialização. Temos uma relação baseada no bom atendimento e na confiança”, destaca Fábio Kinsch. O Agrobanco, inclusive, aceita os grãos armazenados como opção de recebimento monetário. O cliente pode pagar em dinheiro ou em sacas de milho, soja ou trigo, tanto os serviços do armazém, como a compra de insumos para condução de sua lavoura.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::