Brasil, 18 de Junho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

A Eastman e o Groupe Rocher apresentam colaboração de ecodesign no LUXE PACK Monaco

Continuando o legado de seu fundador, o Groupe Rocher alcança o pioneirismo na esfera do desenvolvimento sustentável, trazendo ao mercado um compacto ecodesenvolvido.

A Eastman se orgulha de ter colaborado com o grupo de cosméticos Groupe Rocher no projeto do novo conceito do compacto ecodesenvolvido, feito inteiramente de materiais da Eastman. O produto utiliza o bioplástico de engenharia Eastman Trēva™, um termoplástico à base de celulose, que oferece alto desempenho e reduz o impacto ambiental.

O Groupe Rocher, uma empresa mundial com mais de 600 milhões de cosméticos e produtos domésticos produzidos a cada ano, continua a pregar os valores do fundador Yves Rocher, pioneiro no uso de ingredientes de base vegetal. “O Groupe Rocher é um grupo familiar e vanguardista que, desde a sua criação, empenha-se pelo respeito à natureza e usou o desenvolvimento sustentável como alavanca para criação de valor”, afirma Bris Rocher, presidente e CEO. Com esta colaboração, alcançou-se um conceito completamente novo de ecodesign para embalagem de cosméticos.

O ecodesign é uma abordagem no desenvolvimento de produtos que considera o impacto ambiental ao longo de todo o ciclo de vida da peça. O processo é inspirado pelos ciclos de vida na natureza, com o objetivo de lixo zero. O sucesso com o ecodesign requer uma abordagem integrada, com especialistas ao longo da cadeia de produção trabalhando em conjunto.

A colaboração foi fundamental para o sucesso deste inovador compacto ecologicamente desenvolvido. A Eastman e o Groupe Rocher identificaram um desejo em comum de crescer e inovar no campo de embalagens de cosméticos. O Groupe Rocher compartilhou seu conceito de um “estojo compacto ecodesenvolvido”, simplificando o processo em uma única etapa, em vez das típicas três etapas. O design também elimina os pinos das dobradiças de metal e usa pinos de plástico. “Ao eliminar o metal e usar menos materiais no desenvolvimento, o Groupe Rocher criou um estojo compacto que requer menos recursos naturais para ser produzido, usando menos energia e eliminando etapas secundárias de processamento, sem comprometer a funcionalidade da embalagem e os códigos estéticos da marca”, diz Stéphane Tétaud, responsável pelo desenvolvimento de embalagens de maquiagem. "Isso economiza tempo e dinheiro durante o processo de fabricação e tem o benefício adicional de dar um passo à frente em relação à reciclagem".

O projeto iniciou uma nova maneira de trabalhar para o Groupe Rocher, o que Tétaud chama de “inovação colaborativa”. Ele destaca os papéis importantes desempenhados pela Eastman e pela Novatra SAS, que projetaram os moldes para o produto, dizendo que “é um conceito muito novo e exigiu muito tempo e várias trocas com todos os parceiros. Sem esses parceiros engajados, o produto final não teria sido possível ”.

Este projeto demonstra como a Eastman viabiliza o sucesso do cliente, envolvendo todos os membros da cadeia produtiva, para inovar e encontrar soluções para os desafios. Essa nova abordagem colaborativa permitiu que o Groupe Rocher, a Eastman e os seus parceiros acelerassem o nível de inovação. De acordo com Cedric Perben, líder global da divisão de tecnologia para embalagens de cosméticos, “a Eastman se dedica a melhorar a qualidade de vida de maneira material. Trabalhando juntos, fomos capazes de alavancar a excelência da tecnologia e a capacidade de desenvolvimento de material da empresa, usando o conceito revolucionário de ecodesign do Groupe Rocher, criando uma combinação vencedora. ”

“A Eastman participou de nossa jornada de sustentabilidade. Eles adotaram o valor de progresso do Groupe Rocher e demonstraram um forte compromisso com o desenvolvimento de uma nova plataforma de polímeros, investindo na fabricação de uma embalagem que valida o nosso conceito”, diz Sophie Marcou, gerente de ecodesign do Groupe Rocher. Para documentar o processo, a Eastman e o Groupe Rocher trabalharam em conjunto, diligentemente, para desenvolver dados de análise de ciclo de vida, que passou pela revisão de terceiros e pares via thinkstep.

Com a escolha do novo material Trēva da Eastman para o ecodesign do estojo compacto, o Groupe Rocher e a Eastman embarcaram em uma jornada contínua de inovação e melhorias. O Trēva oferece o benefício único de ser capaz de reduzir significativamente o uso de material em 50% ou mais.

“Reduzir nosso lixo é um processo contínuo, que sempre podemos melhorar. Trēva nos oferece essa oportunidade ”, diz Perben. O bioplástico de engenharia da Eastman, Trēva, é um produto de base biológica, certificado pela USDA, que possui o atestado FSC® de cadeia de responsabilidade. A tampa é composta pelo novo copoliéster Eastman Cristal™ EV600, um polímero de alto fluxo, semelhante ao vidro, que tem certificação bronze do Cradle to Cradle Products Innovation Institute.

O Groupe Rocher e a Eastman apresentarão seu compacto ecodesenvolvido no LUXE PACK Monaco, a principal feira para embalagens criativas, realizada entre 1 a 3 de outubro de 2018, no Grimaldi Forum.

“Como uma empresa Responsible Care®, a Eastman está comprometida em atender seus clientes com soluções e desenvolvimento sustentáveis”, diz Kendra Harrold, diretora de marketing de embalagens de plásticos especiais da Eastman. "Esse processo conjunto, com o Groupe Rocher e nossos outros parceiros, mostra o que esta indústria pode fazer quando une forças em todos os processos".

Sobre a Eastman:

A Eastman é uma empresa global de materiais avançados e aditivos especiais que produz uma ampla gama de produtos encontrados em itens que as pessoas usam todos os dias. Com um portfólio de negócios especializados, a Eastman trabalha com seus clientes para oferecer produtos e soluções inovadoras, mantendo um compromisso com a segurança e com a sustentabilidade. Suas abordagens orientadas pelo mercado são favorecidas por plataforma de tecnologia de classe mundial e de suas posições de liderança em atrativos mercados finais, tais como transporte, construção civil e produtos de consumo. A Eastman se concentra em criar valor consistente e superior para todos os interessados. Como uma empresa globalmente diversificada, a Eastman atende clientes em mais de 100 países e, em 2016, obteve receitas de aproximadamente US $ 9,0 bilhões. A empresa está sediada em Kingsport, Tennessee, EUA e, emprega, aproximadamente, 14.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações, visite www.eastman.com

Sobre o Groupe Rocher:

O Groupe Rocher é uma empresa francesa com raízes britânicas. Por três gerações o Groupe estabeleceu uma ambição clara: tornar a beleza e o bem-estar acessíveis para todas as mulheres do mundo. De pioneiros ao principal player em suas linhas de negócio, o Groupe Rocher desenvolveu e estendeu seu modelo de crescimento sustentável para todas as suas dez marcas - Yves Rocher, Arbonne, Petit Bateau, Dr. Pierre Ricaud, Daniel Jouvance, Sabon, Stanhome, Kiotis e ID Parfums e Flormar - respeitando seu posicionamento.

Controlado em mais de 99% pela família do fundador, o Groupe Rocher provou seu valor na França e no mundo. Com presença em quase 110 países e um turnover superior a 2,5 bilhões de euros, hoje conta com mais de 50 milhões de clientes ao redor do mundo. O Groupe Rocher fabrica mais de 600 milhões de produtos por ano, distribuídos em mais de 4.000 pontos de venda.

Sobre Novatra SAS:

A Novatra é uma empresa de moldes, especializada em moldes de injeção para cosméticos, produtos farmacêuticos e embalagens. A empresa também é especialista no desenvolvimento de ferramentas para mercadorias de injeção múltipla. A Novatra dá suporte aos clientes do início até o final do projeto, trazendo seu conhecimento para todos os níveis de desenvolvimento de produtos. O próximo passo para continuar no caminho ecológico é trabalhar na integração de todos movimentos elétricos nos moldes. A Novatra é uma empresa mundial e tem um faturamento de 9,5 milhões de euros. A sede da empresa fica em Varennes St. Sauveur – França - e emprega 65 pessoas.

Sobre thinkstep:

A thinkstep ajuda as empresas a se tornarem mais responsáveis com o meio ambiente, por meio de melhorias na excelência operacional, na inovação de produtos, no valor da marca e no cumprimento das regulamentações. Com serviços especializados de consultoria em sustentabilidade, dados de alta qualidade, produtos fáceis de usar e softwares organizacionais, a thinkstep permite que as organizações do mundo todo tenham sucesso de maneira sustentável. Para mais informações, visite www.thinkstep.com.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::