Brasil, 22 de Outubro de 2018

+ F O N T E -

Instituto Global de Auditoria lança guia e pesquisa da profissão

Dados traçam raio x da carreira e revelam que a demanda por contratações nos Estados Unidos chega a ser 57% maior que outras profissões administrativas

Às vésperas do maior evento de auditoria já realizado no país, o CLAI – Congresso Latino-americano de Auditoria Interna, acaba de ser disponibilizado ao mercado brasileiro o Guia da Carreira 2018, que mostra resultados relevantes de uma função cada vez mais valorizada no mundo corporativo. O material traz dados significativos de pesquisas e pretende ser uma bússola clara e completa sobre uma profissão que tornou-se essencial em empresas públicas e privadas.

O guia é uma produção elaborado pelo The IIA – The Institute of Internal Auditors, maior organização da carreira no mundo, com 190 mil associados, em 170 países. O livro de 20 páginas aponta um expressivo crescimento da profissão nos Estados Unidos, de 11% no período entre 2014 e 2024, o que representa um patamar 57% maior na comparação com outras funções administrativas. Também constata que 80% dos auditores que possuem certificações internacionais, alcançam os maiores ganhos salariais.

Todo o conteúdo acaba de ser traduzido para o português pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), principal entidade da carreira no país, filiado ao The IIA. A entidade passa a disponibilizar o Guia gratuitamente para interessados. “Trata-se de um dossiê riquíssimo, que aponta as principais nuances, demandas e expectativas da profissão. Servirá de bússola orientadora para contribuir na gestão de quem já atua com auditoria e para aqueles que vislumbram entrar nesse mercado com forte potencial de crescimento”, comenta Braselino Assunção, diretor-geral do IIA Brasil.

Além de mostrar diretrizes para obter sucesso na carreira, o estudo trata de temas atuais como big data, cibersegurança e privacidade. Outro dado interessante, revela que o custo médio causado por uma violação de dados ultrapassa R$ 15 milhões, além de diversos danos, como, por exemplo, os dias em que áreas das empresas ficam comprometidas por conta desses escândalos internos.

Ainda sobre certificações, quem as possuem ganham até 60% a mais de salário na comparação com auditores não certificados. As capacitações e cursos extras também são comprovadamente importantes para a função. Quem está em cargos altos, realiza ao menos 64 horas de treinamentos por ano.

Também há importantes insights sobre o perfil que mais atrai os gestores na escolha para contratações. Segundo o estudo, 79% dos líderes de empresas consideram como fatores mais relevantes as habilidades críticas e a compreensão da ética profissional.

Um dos sinais de aquecimento da auditoria interna nos últimos anos será a quebra de recordes em participação durante o Clai 2018, que acontecerá entre 21 e 24 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR). São esperados mais de 1000 profissionais, qualificando o evento como o maior já realizado da carreira no país.

Para fazer o download do Guia da Carreira 2018 basta acessar o site do IIA Brasil no endereço iiabrasil.org.br , registrar-se e baixar o arquivo de forma gratuita.

Sobre o IIA Brasil

O Instituto dos Auditores Internos do Brasil completou 57 anos de fundação sendo uma das cinco maiores entidades da carreira do planeta, entre os 190 países associados ao The Institute of Internal Auditors –The IIA, a mais importante associação do setor no mundo. Referência na América Latina, o IIA Brasil auxilia na formação de outros institutos como o IIA de Angola. No Brasil, a entidade coordena todo o processo de obtenção de certificações internacionais, como o CIA (Certified Internal Auditor), além de promover debates, cursos técnicos, seminários e o Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::