Brasil, 25 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Adoção de Comitês de Auditoria Estatutários ganha importância nas empresas, indica Ibracon

De acordo com pesquisa, 70% dos grupos listados na BMF&BOVESPA têm ou planejam ter o órgão em seus Conselhos de Administração.

As empresas brasileiras estão reconhecendo a importância de instituir Comitês de Auditoria Estatutários (CAE) em seus Conselhos de Administração. Segundo pesquisa realizada pelo Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, 70% das companhias listadas na BMF&BOVESPA têm ou planejam ter esse órgão. "A criação do CAE é fundamental, pois ele aperfeiçoa o assessoramento ao Conselho de Administração e aprimora a governança corporativa. Além disso, dentre outras atribuições, supervisiona o processo de elaboração das demonstrações contábeis e monitora a conformidade ao cumprimento de leis e normas. Dessa maneira, o CAE contribui para que o Conselho de Administração zele pela qualidade da gestão", explica Francisco Sant'Anna, presidente do Ibracon.

"É importante destacar que uma das atribuições do CAE também é recomendar a seleção, contratação e destituição dos auditores independentes, além de acompanhar o seu trabalho. Ao escolher quem fará o serviço, deve-se levar em conta a capacidade da firma e na capacitação de seus integrantes, que devem estar à altura da complexidade da empresa auditada", pondera Sant'Anna.

Tópicos que podem ser abordados: benefícios, vantagens e dificuldades do CAE (pesquisa), regime de contratação de auditoria, relação do comitê com o auditor independente, manual de orientações sobre comitês de auditoria, melhoria da governança e regulamentação (por exemplo, Lei das Estatais).

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::