Brasil, 19 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Adtalem Educacional migra aplicações de SAP e RM TOTVS para o Azure da Microsoft

Buscando reduzir custos, ganhar elasticidade, agilidade e flexibilidade, Adtalem contou com Brasoftware para maximizar infraestrutura em nuvem, reduzindo gastos em mais de 40%

Um dos maiores provedores educacionais do mundo, a Adtalem Educacional do Brasil, acaba de migrar suas maiores e mais importantes aplicações de negócios, entre elas o seu software de Gestão Empresarial (SAP) e o Software de Gestão de pessoas (TOTVS RM) para o Azure da Microsoft, com o objetivo de reduzir custos, ganhar elasticidade, agilidade e flexibilidade em seus processos. A empresa que já usava uma solução em cloud computing, contou com a Brasoftware para iniciar um projeto de melhoria da infraestrutura em nuvem, que incluiu uma análise de consumo e uso de serviços. O processo foi finalizado em tempo recorde: em três meses o ambiente já estava no ar, com uma redução de custo de mais de 40%.

Com mais de 18 instituições de ensino superior, pertencentes ao grupo educacional, distribuídas pelo Brasil, a migração impactou diretamente mais de 110 mil alunos e aproximadamente 6 mil colaboradores. "Adotamos a tecnologia de cloud computing há dois anos, que de fato funcionou muito bem, porém, os custos com a solução estavam ultrapassando nossa estimativa. Então fez-se necessário buscar outros fornecedores com o mesmo padrão de excelência, mas com preços mais competitivos e migrar todas nossas aplicações baseadas em Windows. Para realizar esse projeto, contamos com a Brasoftware que garantiu a normalidade de todas as nossas aplicações durante o processo de migração", destaca Luiz Alvarez, CIO da Adtalem Educacional do Brasil.

Processo de migração das aplicações para o Azure

A migração foi dividida em fases: primeiramente, foi feita uma análise da arquitetura do ambiente da Adtalem Brasil, identificando o que era crítico e as aplicações mais rápidas de serem levadas para a nuvem. No começo, foram levados os servidores que tinham um menor impacto e, conforme esses ambientes eram estabilizados, outros servidores eram levados gradativamente. Durante a fase de transição, a equipe de consultores fez um trabalho minucioso para consolidação dos recursos na nuvem e, assim, menos servidores foram migrados, além de alguns serviços terem sido alocados em outras máquinas que tinham recursos sobrando. Por último, com o ambiente em produção, foi feito um trabalho de análise comportamental e de desempenho para verificar se ainda era possível otimizar os recursos alocados; essa ação foi extremamente importante porque ela preza pelo bom funcionamento das aplicações, bem como impacta diretamente no consumo financeiro dos recursos de cloud.

"Uma das nossas preocupações durante o projeto, foi de otimizar o tempo, diminuindo a indisponibilidade dos serviços que são críticos e para isso, primeiramente, iniciamos a migração de todas as máquinas do ambiente de homologação e teste, e então começamos a replicar as máquinas de produção com datas pré-agendas para realizar as viradas assistidas. O momento de maior frisson foi a virada do SAP para nuvem, pois entendemos que estávamos migrando o coração da empresa e dada sua criticidade mantemos o mesmo ambiente de produção replicado no Azure e simulamos uma falha, derrubando o antigo e deixando o novo no ar, que é o que permanece até hoje." explica Ivon Sousa, executivo de estratégia e soluções cloud da Brasoftware.

Para João Emilio, executivo de contas da Brasoftware, ouvir e entender a necessidade do cliente gera fatores de sucesso como esse envolvendo aplicação de missão crítica como o SAP, que contém dados muito sensíveis e exige um downtime baixo.

Sobre a Brasoftware

Fundada em 1987, a Brasoftware é um dos mais tradicionais provedores de tecnologia do mercado brasileiro, comercializando soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, Intel Security, Citrix, ArcServe, Corel, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, a companhia atua em todo território nacional e, nos últimos 10 anos, registrou crescimento superior a 25% ao ano. É um dos principais parceiros no gerenciamento e implementação de soluções em Cloud Computing, recebendo em 2014 a importante premiação da Microsoft como O Melhor Parceiro do Mundo. BrasilPrev, Claro, Cielo, Editora Abril, Grupo Votorantin, Serasa Experian, VIVO, SKY, Eletrobrás, TAM, UOL, SENAI - SP são alguns dos clientes da empresa. Para mais informações acesse: www.brasoftware.com.br

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::