Brasil, 22 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

A confiança dos empresários do comércio paulista se mantem em queda, segundo o IFECAP de setembro

No mês de agosto o IFECAP, índice FECAP de Expectativas nos Negócios, registou 118,8 pontos na série com ajustes sazonal, o que representa a variação negativa de 2,2%, em comparação a julho. Nos últimos meses a variação mensal tem apresentado alta volatilidade, positiva por três ocasiões e negativa em outras quatro. As incertezas dos últimos meses têm dificultado a construção de uma tendência clara de alta ou baixa. Já a média móvel trimestral centralizada teve queda de 1%. O IFECAP quando comparado ao mesmo mês do ano anterior na série sem ajuste sazonal indica um crescimento de 8,9%.

O Indicador Momento Atual apresenta um crescimento de 1,3% em relação ao mês anterior, atingindo 113,63 pontos e 26,8% acima dos valores verificados em agosto 2017. No entanto, o Índice Futuro não acompanha esta percepção de melhora e registrou queda de 6,4%, um total de 126,55 pontos. Essa é a sétima redução seguida nos índices futuros, que está 8,5% abaixo dos valores se comparado ao mesmo período do ano passado.

“Esses resultados mostram as dificuldades dos empresários do comércio paulista em formar uma opinião em relação ao futuro dos negócios. Por um lado, a percepção positiva dos resultados atuais de venda e do outro lado a grande nuvem de incertezas motivadas pelas eleições e pela economia. Esse quadro dificulta o planejamento objetivo de vendas e encomendas para daqui a três meses, sintoma que é captado pelo o Indicador Futuro da FECAP”, comenta Erivaldo Costa Vieira, Coordenador no Núcleo de Conjuntura Econômica da FECAP, que produz o IFECAP.

Evolução do Indicador Momento Atual de Situação dos Negócios

Apesar das oscilações ao longo do ano, o Indicador Momento Atual de Situação dos Negócios vem apresentado um saldo positivo. Em agosto registrou alta de 1,3% em relação ao mês anterior. O resultado positivo foi puxado pelo Índice Momento Atual da Vendas, que cresceu 4,7%, e pelo Índice Momento Atual das Encomendas com aumento de 8,4%. Por outro lado, o Índice Momento da Situação dos Negócios registrou queda de 8%.

Evolução do Indicador Futuro

Durante o mês de agosto, o Índice Futuro contabilizou 126,55 pontos, uma queda de 6,4%. O valor é consequência da sensível redução no Índice Futuro – Encomendas, que apresentou queda de 9,1% e da redução na percepção de vendas futuras captadas pelo Índice Futuro de Vendas contração de 4%.

Outras informações
O resultado do IFECAP analisados por região registrou crescimento de 7% para Capital contra uma redução de 4% no interior.

Sobre o Índice FECAP de Expectativa nos Negócios – IFECAP:

Composto pela compilação de informações sobre as empresas do comércio varejista do Estado de São Paulo, o IFECAP considera o desempenho atual das vendas a clientes e das encomendas a fornecedores, bem como a avaliação geral da situação atual do negócio. O índice avalia ainda informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os próximos três meses.

O IFECAP – Índice FECAP de Expectativa nos Negócios consiste em um indicador baseado em metodologia largamente utilizada por diversos países. Há mais de 12 anos, a FECAP coleta dados e calcula mensalmente o índice, que avalia a situação atual das empresas do comércio varejista, com informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas.

A escolha do comércio varejista como universo da pesquisa se deve ao fato de ser esse setor o elo entre a indústria em geral e o consumidor final, uma vez que grande parte da produção de todos os setores da economia acaba circulando de alguma forma pelas empresas do comércio. Seu principal uso refere-se à previsão do nível de atividade da economia, isto porque o índice procura avaliar a expectativa real dos empresários em relação às variáveis chaves, como encomenda a fornecedores e venda ao consumidor final, ou seja, a antecipação do comportamento da produção e renda.

O IFECAP é composto pela compilação de informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas, bem como a avaliação sobre a situação atual das empresas do comércio varejista. Consideram-se ainda informações sobre a expectativa dos empresários quanto ao desempenho das vendas e das encomendas para os próximos três meses.

Indicadores

O IFECAP divide-se em três indicadores:

• Índice-Momento Atual: diz respeito às respostas dos empresários sobre as suas encomendas atuais, realizadas junto a seus fornecedores; a evolução das vendas no período atual; e a avaliação da situação geral dos negócios;

• Índice-Futuro: calculado com base nas expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de 3 meses;

• Índice-Geral: é o indicador composto da agregação dos dois índices descritos acima.

Metodologia

A metodologia do IFECAP considera um conjunto de perguntas qualitativas referidas às expectativas do empresário. São pesquisadas diversas empresas do comércio varejista nas cidades de São Paulo.

A pesquisa é sempre realizada na semana do dia 15 do mês corrente, composta por questões qualitativas, que captam a percepção do empresário em relação ao desempenho de sua empresa, classificadas em microempresas, pequenas, médias e grandes empresas.

Sobre a FECAP:

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é reconhecida pela tradição na formação educacional e no ensino na área de negócios. Atualmente, dispõe de ensino médio (tradicional, técnico e bilíngue), graduação, pós-graduação, MBA, mestrado e extensão, distribuídos nos campi de Pinheiros, Largo São Francisco e Liberdade.

Em 2017, ano em que completa 115 anos, com o resultado do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo e, âmbito nacional, considerando todos os tipos de instituição de ensino superior de todo o País, ficou entre as 5,5% instituições privadas mais bem classificadas.

Notícias ::