Brasil, 17 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Dia da Árvore: Ipê-amarelo é árvore-símbolo do Brasil

Dia 21 de setembro, o Brasil celebra o Dia da Árvore. A data foi instituída com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância da preservação ambiental. No Paraná, várias espécies da flora estão na lista nacional, que conta com mais de 2 mil espécies ameaçadas de extinção.

Segundo a enciclopédia Britannica, o dia está relacionado com o início da primavera. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil também há homenagens às árvores na última semana de março, quando começa o período de chuvas. A enciclopédia também conta uma curiosidade: “foi uma árvore que deu nome ao Brasil, o pau-brasil, mas a árvore considerada símbolo do país é o ipê-amarelo”.

Além disso, o Ipê Amarelo foi escolhido como árvore símbolo da nação porque, quando floresce, suas flores caem no chão formando uma massa amarela que se destaca no verde das matas, como a bandeira brasileira. Além disso, a árvore está sempre florida no 7 de setembro, data da independência do Brasil.

A imagem do ipê é bastante representativa no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil. Ainda segundo a Britannica, “sua madeira é de lei e por ser dura e resistente, é empregada na construção civil e naval, em assoalhos, vigas, eixos de rodas e peças de marcenaria. O ipê cresce devagar e pode chegar a 30 metros de altura, mas a maioria tem de 7 a 15 metros. No Brasil, existem doze tipos de ipês com flor em tons de amarelo.”

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::