Brasil, 25 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Ambiente Seguro - Prevenção Eficiente = Produção Excelente

* Leandro Albino de Oliveira

De acordo com as Normas Reguladoras (NR) de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) vigentes, cada empresa deve oferecer a seus colaboradores as melhores condições para o exercício de suas funções. Isso só é possível quando o ambiente laboral passa por uma avaliação ambiental e de riscos, que identifica pontos onde devem ser realizadas melhorias, propondo medidas de proteção coletivas, administrativas e de engenharia, indicando a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), quando necessário.

A realização desse tipo de avaliação é capaz de identificar elementos e zonas que possam afetar a saúde dos trabalhadores, tomando medidas preventivas para neutralizar ou eliminar os fatores de risco. Ela permite explicar o porquê de cada medida de proteção, além de envolver os funcionários na gestão da segurança de cada um de seus companheiros, melhorando o clima produtivo e de trabalho de toda a equipe.

Outro efeito importante de uma boa avaliação ambiental é que ela permite adaptar o local de trabalho às atividades desenvolvidas, escutando as opiniões dos empregados, e através de análises técnicas das atividades, e o envolvimento de uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados que podem transformar um ambiente “hostil” em uma zona confortável e que incentiva uma maior rentabilidade da empresa.

Além disso, as ações preventivas sempre serão o investimento mais econômico frente a gastos médicos e legais derivados de acidentes e afastamentos. Quando não são aplicadas em sua totalidade, expõe a segurança dos colaboradores e a saúde financeira do empregador, provocando instabilidade em toda a cadeia produtiva e diminuindo a resiliência da empresa frente a qualquer situação que arrisque seu patrimônio e afetando de forma direta a imagem da empresa junto a seus parceiros comerciais e à comunidade.

O advento do eSocial vai aumentar ainda mais o controle do governo sobre o cumprimento das normas, fiscalizando eletronicamente o desenvolvimento das medidas preventivas (PGR, PCMAT, PPRA, PCMSO, etc.). Esse programa federal permite a gestão integrada de SST com os demais setores da cadeia produtiva, gerando melhorias imediatas, tanto de condições como de rendimento, evitando a sobrecarga laboral, reduzindo multas e gastos tributários, como o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), que é calculado sempre sobre os dois últimos anos de todo o histórico de acidentalidade e de registros acidentários da Previdência Social.

Uma análise ambiental também reduz as possíveis indenizações trabalhistas, já que os documentos gerados durante a análise e a comprovação da aplicação das medidas indicadas permitem comprovar o cuidado e a preocupação do empregador com cada um dos seus colaboradores.
*Leandro Albino – Coordenador da área de engenharia em Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional da Vendrame Consultores Associados, que conta com 20 anos de experiência em Perícias. Engenheiro Ambiental e Tecnólogo em Gestão em Higiene Ocupacional e Ambiental.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::