Brasil, 24 de Setembro de 2018

+ F O N T E -

São Paulo continua em primeiro lugar no Ranking de Competitividade dos Estados

Mesmo com queda no Potencial de Mercado, o Estado é líder em estudo divulgado pelo CLP

Com melhor educação, inovação e segurança pública do país, o estado de São Paulo se mantém, pelo quarto ano consecutivo, na 1ª colocação da edição 2018 do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit.

O Ranking 2018 foi lançado na sexta-feira (14), na sede da B3, em São Paulo.

A subida mais significativa no ranking ocorreu no pilar “Solidez Fiscal”, no qual o Estado passou da 21ª colocação, em 2017, para a 12ª este ano, consequência do bom desempenho da capacidade de investimento e sucesso da execução orçamentária. Também houve melhorias nos pilares de “Segurança Pública” (2º para 1º), “Capital Humano” (de 5º para 4º).

São Paulo manteve a 1ª posição nos pilares de “Educação”, “Infraestrutura” e “Inovação”. Já em “Capital Humano” e “Sustentabilidade Ambiental” ocupa a 4ª posição.

As únicas quedas do estado foram em “Eficiência da Máquina Pública” (de 2º para 3º), “Potencial de Mercado” (de 1º para 2º) e “Sustentabilidade Social” (de 2º para 3º).

Finalista em Prêmio de Excelência

Além de estar entre os melhores colocados do Ranking de Competitividade dos Estados, São Paulo foi um dos finalistas no Prêmio de Excelência em Competitividade com projeto para melhorar a segurança no trânsito.

Em 2015 o Estado criou o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. O programa coordena esforços de 10 Secretárias estaduais, federais e municipais, além da iniciativa privada e terceiro setor. Pautado nos cinco pilares propostos pela ONU (Gestão e Informação, Vias Mais Seguras, Veículos Mais Seguros, Usuários Mais Conscientes e Respostas Pós Acidentes), o programa criou o InfoSiga, um banco de dados aberto ao público que atualiza mensalmente o número de óbitos no trânsito paulista. Desde que o programa foi criado o número de mortes nas ruas e rodovias do Estado caíram ano a ano e mais de 100 municípios se engajaram no projeto.

Por meio do Prêmio Excelência em Competitividade, o Centro de Liderança Pública visa reconhecer publicamente iniciativas dos estados brasileiros que, mediante seus reais desafios, buscaram realizar políticas públicas que trazem impactos positivos à população e que fomentam a Competitividade.

Foram mais de 90 cases inscritos, além de São Paulo, entre os finalistas na categoria Destaque Boas Práticas ficaram: Distrito Federal, Pará, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Tendo como vencedores, o Paraná, pelo uso de tecnologia avançada de análise de dados no Fisco Estadual; o Pará, com o programa Pará Profissional, e o Pernambuco, com o Programa de Fortalecimento da Gestão Escolar.

Os resultados completos do ranking estão disponíveis no site: http://www.rankingdecompetitividade.org.br/

Sobre o Ranking

O Ranking de Competitividade dos Estados é uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil, e busca pautar a atuação de líderes públicos em 10 áreas-chave. Disponível em uma plataforma online, o ranking traz um diagnóstico completo das performances estaduais em 68 indicadores distribuídos entre os pilares de Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.

Sobre o CLP

O Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária e sem fins lucrativos que trabalha na formação de gestores públicos para tornar o Estado brasileiro mais democrático e eficiente. Focado no desenvolvimento de lideranças e na conquista de mudanças estruturais para o desenvolvimento do País, o CLP atua com diversos setores buscando transformar o Brasil em articulação com a sociedade.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::