Brasil, 25 de Setembro de 2018

+ F O N T E -

‘Corpo de mulher’ será tema de três seminários de Psicossomática Psicanalítica na SBPRJ

As questões do feminino ligadas ao corpo imaginário e erógeno serão discutidas à luz da psicossomática psicanalítica da Escola de Paris, em seminários oferecidos pelo Centro de Estudos Psicanalíticos da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) e pelo Instituto de Psicossomática Rio (IPSO-RIO). Voltada para psicanalistas, psicólogos e estudantes das áreas, a programação constará de três seminários, com início no dia 28 de setembro e os demais em 30 de outubro e 27 de novembro.

Os seminários partem de artigos publicados na edição número 51 do periódico francês Revue Française de Psychosomatique (2017), “Corps de Femme”. Nos textos, psicanalistas franceses abordam temas como anorexia e bulimia, falhas narcísicas __ distúrbios com potencial de ameaçar a integridade e o equilíbrio psíquicos, comprometendo a representação dos eventos corporais normais da sexualidade na fantasia feminina, como a menopausa.

Para o psicanalista Admar Horn (SPP, SBPRJ, IPSO-PARIS, IPSO-RIO), coordenador do curso, uma reavaliação do feminino faz-se necessária face às mudanças teóricas e clínicas que se impuseram ao longo dos anos.

“O fio condutor do curso se apoia em três pontos fundamentais: a castração, a passividade e o vínculo arcaico com a mãe. Interrogaremos a visão freudiana da mulher e suas intuições, confrontadas com as tradições míticas mais presentes, mas também com o lugar e a concepção do corpo e do destino feminino na cultura vienense da época”, explica Horn.

O primeiro seminário, no dia 28 de setembro, das 17h às 18h30, será conduzido por Admar Horn a partir do artigo “A anorética e seu corpo”, de Bernard Brusset.

Em 30 de outubro, das 20h30 às 22h, a psicanalista Sonia Bromberger (SBPRJ, IPSO-RIO) abordará “Quando o corpo chora”, de Christine Garneau.

O último encontro será no dia 27 de novembro, das 20h30 às 22h, com a psicanalista Margaret Binder (SBPRJ, IPSO-PARIS, IPSO-RIO). Ela discorrerá sobre o texto “Uma história de batom para os lábios”, de Marilia Aisenstein.

O curso será realizado na SBPRJ, que fica na Rua David Campista, 80, Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro. O investimento é de R$ 60 por seminário. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail e pelo telefone (21) 2537-1333.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::