Brasil, 20 de Setembro de 2018

+ F O N T E -

Aluno de pós-graduação em Engenharia de Produção do CTC/PUC-Rio recebe prêmio do International Institute for Forecasters (IFF) com trabalho sobre cevada

Disciplina “Séries Temporais” recebeu, em 2017, chancela da mais importante sociedade científica mundial na área de Séries Temporais e Modelos de Previsão, que premia os alunos com o melhor desempenho na matéria

William Peersen Rossetto Portela, aluno de Mestrado do Programa de pós-graduação em Engenharia de Produção do Departamento de Engenharia Industrial do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), foi o melhor da turma 2018.1 na disciplina "Séries Temporais" e ganhou a classificação de estudante "Star", dada pelo International Institute for Forecasters (IFF), dos EUA. A matéria recebeu, em 2017, a chancela do IIF e, com isso, é monitorada pelo período de cinco anos. A cada edição da disciplina, o melhor aluno da turma é premiado com US$ 100 (cem dólares), um certificado de desempenho oficial e gratuidade de um ano como membro do Instituto.

Os métodos de previsão de séries temporais são essenciais para tomada de decisões nos mais diversos ramos de negócios, pois, com o uso de análises estatísticas a partir de dados históricos do passado, ele permite avaliar possibilidades que ainda estão por vir. Portela escolheu a cevada, matéria-prima da produção de cervejas, como objeto de estudo para o seu trabalho de conclusão de curso, justo para fugir das análises mais comuns nos estudos de agricultura, que são o arroz, o trigo e a soja. Sob o título "Comparação de desempenho entre métodos clássicos de previsão: abordagem prática na plantação de cevada no Brasil, principal ingrediente da cerveja", o mestrando usou dados históricos de produção e produtividade da cevada no Brasil de 1976 até 2010 e comparou o desempenho de dois clássicos modelos de previsão. "A importância de uma previsão de produção fundamentada é cada vez maior em tempos de crise onde cada centavo deve ser bem investido e o desperdício deve ser evitado", reforça o aluno, que acrescenta: "O que mais me chamou atenção na disciplina foi justamente a parte prática, pois foi a melhor forma de aprender a teoria. Nossa tarefa era buscar dados históricos, aplicar modelos de previsão de séries temporais e fazer previsões futuras".

A disciplina — coordenada pelo Prof. Reinaldo Castro Souza, com apoio do Prof. Fernando Cyrino, ambos do Departamento de Engenharia Industrial — conta com aulas práticas, oferecendo o estado da arte de métodos de previsão, além da utilização do software R-Studio, para gráficos e cálculos estatísticos, para aplicação em sala de aula. O reconhecimento internacional pela mais importante sociedade científica mundial na área de previsão, equiparou o curso do Departamento de Engenharia Industrial do CTC/PUC-Rio ao de outras 13 universidades que já receberam a chancela do IIF, tais como Oxford University (Inglaterra), The University of Sydney (Austrália), University of North Caroline, The George Washington University, Northwestern University (todas dos EUA), Université Paris/Ouest (França) e National Technical University of Athens (Grécia), entre outras.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::