Brasil, 18 de Setembro de 2019

Aluno de pós-graduação em Engenharia de Produção do CTC/PUC-Rio recebe prêmio do International Institute for Forecasters (IFF) com trabalho sobre cevada

• Escrito ou enviado por  Maria Estrela
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Disciplina “Séries Temporais” recebeu, em 2017, chancela da mais importante sociedade científica mundial na área de Séries Temporais e Modelos de Previsão, que premia os alunos com o melhor desempenho na matéria

William Peersen Rossetto Portela, aluno de Mestrado do Programa de pós-graduação em Engenharia de Produção do Departamento de Engenharia Industrial do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), foi o melhor da turma 2018.1 na disciplina "Séries Temporais" e ganhou a classificação de estudante "Star", dada pelo International Institute for Forecasters (IFF), dos EUA. A matéria recebeu, em 2017, a chancela do IIF e, com isso, é monitorada pelo período de cinco anos. A cada edição da disciplina, o melhor aluno da turma é premiado com US$ 100 (cem dólares), um certificado de desempenho oficial e gratuidade de um ano como membro do Instituto.

Os métodos de previsão de séries temporais são essenciais para tomada de decisões nos mais diversos ramos de negócios, pois, com o uso de análises estatísticas a partir de dados históricos do passado, ele permite avaliar possibilidades que ainda estão por vir. Portela escolheu a cevada, matéria-prima da produção de cervejas, como objeto de estudo para o seu trabalho de conclusão de curso, justo para fugir das análises mais comuns nos estudos de agricultura, que são o arroz, o trigo e a soja. Sob o título "Comparação de desempenho entre métodos clássicos de previsão: abordagem prática na plantação de cevada no Brasil, principal ingrediente da cerveja", o mestrando usou dados históricos de produção e produtividade da cevada no Brasil de 1976 até 2010 e comparou o desempenho de dois clássicos modelos de previsão. "A importância de uma previsão de produção fundamentada é cada vez maior em tempos de crise onde cada centavo deve ser bem investido e o desperdício deve ser evitado", reforça o aluno, que acrescenta: "O que mais me chamou atenção na disciplina foi justamente a parte prática, pois foi a melhor forma de aprender a teoria. Nossa tarefa era buscar dados históricos, aplicar modelos de previsão de séries temporais e fazer previsões futuras".

A disciplina — coordenada pelo Prof. Reinaldo Castro Souza, com apoio do Prof. Fernando Cyrino, ambos do Departamento de Engenharia Industrial — conta com aulas práticas, oferecendo o estado da arte de métodos de previsão, além da utilização do software R-Studio, para gráficos e cálculos estatísticos, para aplicação em sala de aula. O reconhecimento internacional pela mais importante sociedade científica mundial na área de previsão, equiparou o curso do Departamento de Engenharia Industrial do CTC/PUC-Rio ao de outras 13 universidades que já receberam a chancela do IIF, tais como Oxford University (Inglaterra), The University of Sydney (Austrália), University of North Caroline, The George Washington University, Northwestern University (todas dos EUA), Université Paris/Ouest (França) e National Technical University of Athens (Grécia), entre outras.

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS