Brasil, 17 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Plataformas investem em área focada no Sucesso do Cliente para capacitar lojistas virtuais e diminuir a taxa de mortalidade das lojas

Ao “ouvir” mais o cliente é possível conhecer suas dores e criar planos de ações; a cada 10 lojas virtuais criadas no Brasil, apenas 3 continuam operando no segundo ano

Loja Integrada, plataforma com 700 mil lojas criadas, investiu na área com profissionais especializados que criam iniciativas para capacitar seus lojistas e ajudá-los a crescer seus negócios

Investir e garantir a boa experiência do usuário e atendê-lo de forma eficiente tem se tornado um grande diferencial das empresas - principalmente as que atuam no mundo digital. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Bain & Co, um cliente tem quatro vezes mais chances de desistir de um produto ou serviço caso encontre problemas no seu atendimento.

Por esse motivo, cada vez mais, as empresas estão investindo em uma área conhecida como Customer Success (CS) ou Sucesso do Cliente - focada em pensar em soluções que melhorem a vida do cliente junto aos serviços oferecidos pela empresa. É o caso da Loja Integrada (www.lojaintegrada.com.br), plataforma para criação de lojas virtuais mais popular do país, com 700 mil lojas criadas.

Desde do final de 2017 a empresa criou uma área de Sucesso do Cliente com profissionais especializados que criam ações e iniciativas para capacitar os empreendedores digitais para que tenham ainda mais sucesso em suas lojas virtuais. “Na plataforma, todo mundo que se cadastra recebe um checklist de primeiros passos além de ajudar no começo do negócio digital do empreendedor, nos ajuda a entender as necessidades e o que ele espera do seu negócio virtual. Com isso, percebemos que muitos não possuem familiarização com comércio eletrônico, desde termos técnicos até precificação ou planejamento básico do negócio. A partir daí conseguimos enxergar uma oportunidade de ajudar e capacitar esse público. Com mais suporte educacional, temos lojistas ativos e vendendo mais”, explica Natália Lopes, Head de Customer Success da Loja Integrada.

Capacitação para crescer e fidelizar

Para atender bem e oferecer uma base de informações relevantes para os lojistas, a plataforma otimizou seus processos e em menos de um ano conseguiu melhorar em 93% a satisfação dos usuários em relação ao atendimento da empresa. Foram criadas parcerias com grandes nomes e marcas do comércio eletrônico brasileiro, além de cursos gratuitos, criação de webinários, e-books entre outras ações que ajudam o lojista a crescer.

“Esse ano já oferecemos aos nossos clientes 3 cursos gratuitos em parceria com a ComSchool, dois deles para introduzir os lojistas no e-commerce e o terceiro sobre marketing digital. Além disso, temos mais de 270 artigos publicados e 26 vídeos que ajudam o lojista na fase inicial da criação do seu negócio”, comenta a especialista. Ainda de acordo com Natália, ao “ouvir” mais o cliente foi possível criar também ações e estratégias específicas que atuam diretamente nas dores do lojista, e dessa forma foi possível reduzir e melhorar os índices de mortalidade das lojas em 3% no último mês.

Sobre a Loja Integrada 

A Loja Integrada é uma plataforma que oferece recursos para a criação de lojas virtuais – de maneira prática e intuitiva, com opções de temas e layouts, além de parcerias com meio de pagamentos e envios. Com mais de 700 mil lojas criadas, a empresa faz parte da VTEX e tornou-se uma das maiores plataformas gratuitas da América Latina e a mais popular do Brasil. Já são mais de 10 milhões de produtos vendidos, com faturamento total dos lojistas de mais de 1 bilhão de reais. Em 2017, a empresa conquistou o Prêmio E-bit de melhor plataforma na categoria para pequenos empreendedores e recebeu o Prêmio E-commerce Brasil na categoria "Tecnologia". Já no começo de 2018, a plataforma foi eleita pelo Prêmio Abcomm de Inovação Digital como a melhor plataforma de e-commerce do ano.


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