Brasil, 17 de Junho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

10 dicas para prevenir a LER (lesão por esforço repetitivo)

Problema reúne mais de 30 doenças que se originam pelo movimento repetitivo nas atividades diárias

A LER (lesão por esforço repetitivo) acomete pessoas que realizam movimentos repetidos no cotidiano. Tendo a tendinite como a mais conhecida, engloba mais de 30 doenças e o local em que muitos negligenciam é onde o problema mais pode se fazer presente: o ambiente de trabalho.

"Às vezes, sem percebermos, agimos contra nosso próprio corpo no dia a dia. Postura inadequada, ritmo intenso sem descanso, além de permanecer na mesma posição por horas são apenas alguns dos momentos em que a LER pode dar os primeiros sinais", declara doutor Emerson Garms, coordenador da área de ortopedia do Hospital Santa Catarina.

O que é LER e como aparece?

O trabalho é o ambiente onde a LER é mais propícia de acontecer. Porém, outras atividades também podem causá-la, como, por exemplo, jogar tênis, lavar roupa ou ainda estresse, tensão e o uso de equipamentos inadequados.

Os primeiros sintomas do LER são dores, formigamento, dormência ou falta de força para segurar objetos. Se não houver tratamento e o problema avançar, inflamações podem afetar nervos e vasos sanguíneos, com a chance de evoluir para inchaços, cistos e dor insuportável.

São muitas as doenças causadas pela lesão do esforço repetitivo: tendinite, tenossinovites, bursite, síndrome do túnel do carpo, mialgias, entre outras. "Diversos tipos de trabalho exigem movimentos repetidos durante toda a carga horária. Sendo assim, está se tornando inevitável a LER para alguns tipos de profissionais, como, por exemplo pessoas que trabalham em escritórios e utilizam mouse e teclado sentados em uma cadeira por oito, nove e, por vezes, dez horas por dia, caminhoneiros, que utilizam as mãos (em muitos casos apenas uma) para segurar o volante e cambiar e os pés para acionar os pedais. Bancários, que realizam o mesmo tipo de movimento diariamente, também estão sujeitos a sofrer com algum problema", esclarece Dr. Garms.

Tratamento

A primeira ação ao sentir um dos sintomas é procurar um médico. O tratamento pode ser com o uso de anti-inflamatórios e sessões de fisioterapia, enquanto alguns especialistas podem recomendar terapia ocupacional e acupuntura. "Caminhadas e atividades físicas são os principais auxiliadores. Não ser sedentário é um ponto fundamental", de acordo com o Dr. Emerson Garms.

"Ter qualquer atividade física é o principal ponto de prevenção e tratamento da LER. Pode ser algo leve, como caminhadas. No caso de um quadro já com a presença de lesão, caminhar promoverá um relaxamento natural nos sintomas", pontua o especialista.

10 dicas para prevenir a doença

Faça exercícios regularmente. Quando já existe algum tipo de desgaste, a musculação pode ser uma opção para fortalecimento de tendões e articulações;
A cada 25 minutos trabalhando com digitação, faça uma pausa;
Procure beber água regularmente durante o dia. Com seu corpo devidamente hidratado, as chances de lesão em alguma parte do corpo se reduzem drasticamente;
Se possível, trocar o membro utilizado de lado, do direito para o esquerdo, ou, vice-versa (exemplo: revezar a mão que costumeiramente segura o mouse no computador, a mão que segura o volante, o pé que pressiona o pedal de alguma máquina, como a de costura);
A cada uma hora trabalhando sentado no computador, levante da cadeira e se movimente;
Procure manter uma postura correta: ombros relaxados, costas totalmente apoiadas no encosto da cadeira e pulsos retos;
Mantenha os pés totalmente apoiados no chão;
Deixe um ângulo reto entre suas costas e o assento de sua cadeira;
É muito importante que o encosto da cadeira ofereça suporte integral às costas;
Tente intercalar tarefas e variar os movimentos, mudando de posição na atividade (buscar outro tipo de mecânica).

Hospital Santa Catarina

O Hospital Santa Catarina, que completou 112 anos de fundação em 2018, prima pela excelência no atendimento seguro e humanizado. Referência de qualidade em serviços de saúde no Brasil, atende desde pequenos procedimentos até cirurgias de alta complexidade. A instituição filantrópica é parte da Associação Congregação de Santa Catarina, a qual compõe uma rede social que atua nos eixos da saúde, educação e assistência social. Congrega cerca de 13 mil colaboradores, distribuídos em diversas obras sociais e programas de apoio em sete estados brasileiros.

Com infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, o Hospital Santa Catarina dispõe de 324 leitos, sendo 85 de UTI, 16 salas de cirurgia, cinco Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs neurológica, cardiológica, pediátrica, geral e multidisciplinar) e pronto atendimento 24 horas.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::