Brasil, 25 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Após três anos no Brasil, sócios da Hofbräuhaus Belo Horizonte planejam crescimento e buscam investidores

Única master filial da tradicional cervejaria alemã quer abrir nove unidades até 2027

Os jovens empresários Bruno Vinhas, Henrique Rocha e Francisco Vidigal, que há três anos trouxeram para o Brasil a Hofbräuhaus – uma das cervejarias mais tradicionais da Alemanha e idealizadora da Oktoberfest –, fundada em Munique no ano de 1589, estão em busca de investidores dispostos a abrir franquias pelo Brasil. O investimento total de R$ 11 milhões para estabelecer a marca em Belo Horizonte deu origem a um espaço de 1.000m² no bairro Cidade Jardim, região centro-sul da capital mineira, onde a cerveja é produzida dentro dos rígidos padrões alemães.

Toda a matéria-prima utilizada na produção da cerveja, como malte, lúpulo e levedura, é importada da Alemanha assim como alguns equipamentos utilizados na fabricação, como o equipamento de Brassagem. Até mesmo a água segue um processo de tratamento e purificação especial. A fábrica é aberta ao público para visitas, que pode conferir de perto o processo produtivo da marca. No endereço mineiro há também um espaço com mesas coletivas, lojas, palco e um bar onde as pessoas podem degustar a cerveja e conhecer mais sobre cada etapa. Permanentemente são produzidas localmente 4 tipos de cervejas: Lager, Dunkel e a Weiss. Todo mês uma nova cerveja chamada sazonal é lançada e produzida, seguindo a tradição, receita e o controle de qualidade de Munique.

A procura crescente pelas cervejas artesanais tem garantido o sucesso da Hofbräuhaus, que em alemão significa “Cervejaria da Corte”. Atualmente, a fábrica tem capacidade de produção de 26 mil litros por mês, gerando um faturamento mensal de R$ 600 mil. O foco da trinca de empresários é montar uma rede de franquias no Brasil e chegar em 2027 com nove unidades espalhadas pelo país. O investimento para se tornar um franqueado pode variar de R$ 2 a 10 milhões – dependendo se será uma fábrica, somente um restaurante, etc – com perspectiva de retorno do capital investido, de acordo com as condições implementadas, de 2 até 4 anos e meio.

"Para trazer a fábrica para o Brasil foi necessária uma negociação longa. Foram quase 7 anos entre o primeiro contato e o projeto finalizado e um investimento de R$ 11 milhões. O processo da transferência de tecnologia de implantação e fabricação foram realizados na Alemanha e Estados Unidos e incluíram além da cerveja o treinamento para elaboração das receitas das refeições tipicamente alemãs , outro ponto alto da franquia. Agora , após todo este processo de treinamento e transferência de tecnologia e da implantação da primeira unidade em BH o franqueador alemão autorizou a expansão em toda abrangência da franquia. Para os interessados em investir, a saga será menor, já que hoje somos a única master franquia no mundo. A estrutura e a expertise já estão todas aqui. Resolvemos buscar novos investidores porque acreditamos no negócio e sabemos que é possível ter sucesso no ramo", garante Bruno Vinhas, afirmando ainda que o foco agora está no estado de São Paulo, Rio de Janeiro e capitais.

Uma empreitada que começou na juventude

A saga dos jovens empresários começou ainda em 2005. Vinhas, que na época estava em um programa de Intercâmbio na Nova Zelândia, conheceu a marca na Oktoberfest, maior festival de cerveja do mundo que acontece anualmente em Munique. Somente quatro anos depois, a conversa avançou. Em 2010, no meio de uma viagem pela Europa, o empresário recebeu o tão esperado email que o chamava para uma conversa. O acordo definitivo foi fechado em 2013, após toda burocracia do governo da Baviera, dono da Hofbräuhaus. Além de provar a capacidade financeira para investir no negócio, foi preciso cumprir diversas exigências arquitetônicas, já que todos os detalhes da casa precisavam seguir o mesmo perfil da cervejaria alemã.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::