Brasil, 17 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Biomassas e resíduos são temas do V EnPI

Em cada região do País existem biomassas aptas ao processamento industrial e também resíduos específicos gerados nas diversas etapas do processo de industrialização. Neste foco a pesquisa atua para identificar e caracterizar tais biomassas resíduos afim de que os mesmos possam gerar bioprodutos. Desta forma, industriais podem aproveitar grande parte da matéria-prima por ela utilizada de forma eficiente e gerando maiores retornos econômicos. Além disso, dada a maior utilização da biomassa, com consequente aproveitamento de resíduos que se não tratados poderiam se tornar passivos ambientais, tal estratégia visa amenizar ainda os danos ao meio ambiente das biorrefinarias.

Essa abordagem, será o tema da segunda mesa redonda do V Encontro de Inovação e Pesquisa da Embrapa Agroenergia (V EnPI) e o “Simpósio Agroenergia em Foco”, que acontece nos dias 9 e 10 de outubro, no auditório da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em Brasília/DF.

Para debater esse tema, serão apresentadas as palestras “Usos do óleo de palma e coprodutos”, pelo presidente da Abrapalma e da Câmara Setorial de Palma de Óleo, “Aproveitamento integral de soja e milho”, pelo gerente industrial da Caramuru Alimentos S/A, Rogério Balieiro. Para finalizar a mesa o pesquisador da Embrapa Agroenergia, Bruno Laviola irá abordar o “Sistema de Inteligência e Gestão Territorial de Biomassas”.

A proposta, diz Félix Siqueira, pesquisador da Embrapa Agroenergia e moderador dessa mesa redonda, é colocar na programação do EnPI cases da iniciativa privada para conhecer como a indústria está funcionando na visão de uma biorrefinaria. “Convidamos o setor público e privado para debater como podemos gerar bioprodutos para uma nova bioeconomia baseado nas biomassas da biodiversidade brasileira e dos resíduos agroindustriais”, salienta Siqueira.

Além dessa, estão na programação do Simpósio as mesas redondas: “Políticas Globais para Biocombustíveis/Bioeconomia frente às Demandas por Sustentabilidade”, “Biotecnologia para aumento de produção e enfrentamento das mudanças climáticas” e para fechar o evento a de “Biomassa para Bioenergia, visão do setor produtivo”.

Quem tiver interesse em participar do V EnPI pode fazer sua inscrição no site www.embrapa.br/enpi2018. A 5ª edição do EnPI tem o apoio da CNA, Ceres, Denpasa, Ubrabio e patrocínio da Gol linhas áreas/Curcas, do Sinpaf e da da FS Bioenergia.

Notícias ::