Brasil, 22 de Fevereiro de 2019

+ F O N T E -

Curitiba lidera ranking de cidades inteligentes no Brasil

Curitiba lidera ranking de cidades inteligentes no Brasil

Connected Smart Cities avalia 70 indicadores para listar cidades que se destacam no País

A capital paranaense conquistou um novo reconhecimento nesta semana: na recém-lançada edição de 2018 do ranking Connected Smart Cities, que lista as cidades mais inteligentes do Brasil, Curitiba figura pela primeira vez no topo do estudo. Em sua quarta atualização, o ranking avalia 70 indicadores distribuídos em 11 eixos, sendo eles: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. São Paulo ocupou a primeira classificação do estudo em 2016 e 2017.

Uma cidade inteligente deve ser criativa, sustentável, e que faça o uso da tecnologia para apoiar as soluções, tendo como foco principal o cidadão. A tecnologia é imprescindível para a viabilização de serviços públicos de maneira prática. Fernando Matesco, diretor técnico do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), responsável pelo desenvolvimento de mais de 200 soluções e sistemas para Curitiba, relata que a disponibilização online torna mais democrático o acesso aos principais serviços, além de que o uso da tecnologia auxilia na gestão, por possibilitar a transformação de dados em informações estratégicas, com o uso de ferramentas de Business Intelligence e Business Activity Monitoring, por exemplo. “Um dos avanços que Curitiba teve em relação ao ano passado foi no eixo tecnologia. Uma das novidades que devem ter contribuído para a conquista do primeiro lugar no ranking foi a utilização do aplicativo Saúde Já, que tornou mais rápido o agendamento do primeiro atendimento pelo SUS”, ressalta o diretor.

Outros avanços da capital paranaense em relação à edição anterior do Connected Smart Cities são relacionados à governança, urbanismo, empreendedorismo, inovação, educação e economia. “Em relação ao empreendedorismo e inovação, por exemplo, Curitiba investiu muito no Vale do Pinhão no último ano, ambiente que aposta na tecnologia e na inovação para criar uma economia criativa e colaborativa. Ali, as startups recebem apoio, orientação e incentivo para crescerem”, analisa Matesco. Ele ainda destaca o investimento em urbanismo e mobilidade como diferenciais: “Na edição anterior, as ciclovias disponíveis eram contabilizadas pelo total de quilômetros disponíveis. Em 2018, esse total foi relativizado a cada 100 mil habitantes, o que fez com que a cidade também alcançasse melhores resultados nesse índice”.

Em sua quarta edição, o Connected Smart Cities é realizado com dados públicos e analisa municípios com mais de 50 mil habitantes. Além de Curitiba, as seguintes cidades figuram entre as dez mais inteligentes do Brasil em 2018: São Paulo (SP), Vitória (ES), Campinas (SP), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Santos (SP) e Niterói (RJ).

Sobre o ICI

O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias::