TOKIO MARINE SEGURADORA

Brasil, 21 de Janeiro de 2019

+ F O N T E -

Instituto de Engenharia oferece o Seminário Acidentes Prediais – Lições Aprendidas

Evento reúne profissionais renomados no assunto e tem como objetivo promover a troca de informações com a comunidade técnica para evitar catástrofes causadas pelo incêndio

O dia 11 de setembro tornou-se o marco mundial para profissionais envolvidos nas construções de empreendimentos ocupados por populações numerosas, servindo de alerta global após incêndio e desabamento das duas Torres Gêmeas, em Nova Iorque, EUA, em 2001. É por isso que o Instituto de Engenharia (IE) elegeu esta data histórica para promover o Seminário Acidentes Prediais – Lições Aprendidas, que trará especialistas renomados no assunto. O evento acontecerá das 9h às 17h, na sede da instituição.

“O seminário tem como objetivo promover a troca de informações com os profissionais que atuam ou respondem pela segurança nas edificações urbanas. Vamos falar sobre as técnicas construtivas e a prevenção de sinistros decorrentes dos incêndios, entre outros tópicos”, explica Marco Antonio Gullo, diretor do Departamento de Cursos do IE. “Desta forma, estaremos contribuindo para o desenvolvimento da Engenharia e da sociedade brasileira.”

O tema vem ganhando cada vez mais relevância no Brasil, sobretudo após o desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, no Centro de São Paulo, depois de incendiar-se em 1° de maio deste ano. E este não foi um caso isolado. “Segundo o Instituto Sprinkler Brasil, organização sem fins lucrativos dedicada à divulgação de informações relativas ao combate a incêndios por meio da utilização de chuveiros automáticos, em 2015, ocorreram, em média, 110 incêndios no Brasil”, conta Marco Antonio.

O evento visa também alertar a comunidade técnica, a sociedade civil e os órgãos governamentais sobre a importância de ações conjuntas para prevenir as perdas humanas, econômicas e sociais causadas pelos acidentes prediais. “Para evitá-los é preciso seguir as recomendações dos especialistas em combate e prevenção à incêndio e, principalmente, não negligenciar as exigências dos órgãos oficiais responsáveis pela fiscalização”, finaliza o diretor.

Confira a programação do seminário*:

8h – Credenciamento

9h – Abertura
Eduardo Lafraia, presidente do Instituto de Engenharia (IE).
Marcos Penido, Secretário Municipal das Prefeituras Regionais.
Jerônimo Cabral, vice-presidente de Atividades Técnicas do IE.
Antônio Guilherme Menezes Braga, diretor do Departamento de Engenharia de Produção do IE.

9h30 – Painel Inspeção Predial – A importância das inspeções prediais, a fim de evitar catástrofes, e as atuais condições para implantação de legislação específica.
Palestrantes
Marco Antonio Gullo, diretor de Cursos do IE.
Miriana Marques, vice-presidente de Assuntos Internos do IE.

11h – Painel Patologia – Estudos técnicos em desenvolvimento para evitar/minimizar o risco de catástrofes decorrentes de incêndios prediais.
Palestrantes
Antonio Fernando Berto, engenheiro Civil e Mestre do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Stella Marys Della Flora, vice-coordenadora da Divisão de Patologia das Construções.
Jerônimo Cabral, vice-presidente de Atividades Técnicas do IE.

12h30 – almoço

14h – Painel Estrutura – Premissas básicas a serem contempladas nos projetos estruturais para evitar/minimizar os riscos de colapso estrutural em incêndios prediais.
Palestrantes
Thomas Garcia Carmona, engenheiro Civil e Mestre do IPT.
Roberto Kochen, diretor do Departamento de Habitat e Infraestrutura.
Lucio Martins Laginha, vice-coordenador da Divisão Técnica de Estruturas.

15h30 – Painel Incêndio – Principais causas dos incêndios em edificações e como a sociedade civil pode se precaver.
Palestrantes
Carlos Cotta, coordenador da Divisão Técnica de Incêndio.
Tatiana Lourenço Machado, vice-coordenadora de Qualidade e Produtividade.

17h – Encerramento

*Programação sujeita à alteração.

Sobre o Instituto de Engenharia
O Instituto de Engenharia é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com mais de cem anos de tradição, credibilidade e comprometimento com o desenvolvimento do Brasil. Seu quadro de associados é constituído por personalidades importantes de todas as áreas da Engenharia do Brasil, firmando-se como uma das mais conceituadas entidades do ramo no Brasil. Em sua sede, são realizados diversos eventos, cursos e palestras, além de visitas técnicas para promover a troca de informações e o desenvolvimento da qualidade e da credibilidade dos profissionais, bem como a valorização da engenharia e os avanços científico e tecnológico do País.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias::