Brasil, 23 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

AquaRio ganha novo recinto com animais da Ilha da Trindade, que fica a 1.200 km da costa brasileira

Em parceria com a Marinha do Brasil, biólogos do Aquário Marinho do Rio embarcaram em expedição e trouxeram peixes da ilha para estudo

Para encanto dos apreciadores e conservacionistas do ecossistema marinho, o Aquário Marinho do Rio de Janeiro ganhará, no próximo dia 31 de agosto, um novo recinto com espécies importantes da Ilha da Trindade, que fica a 1.200 quilômetros da costa brasileira e é considerada uma das maiores reservas marinhas do Oceânico Atlântico.

No início de junho, um grupo de biólogos do AquaRio e da UFRJ — capitaneados pelo diretor-presidente da instituição, o biólogo marinho Marcelo Szpilman — embarcou em expedição a bordo do navio Patrulha Amazonas, da Marinha do Brasil, com destino à Ilha da Trindade. Após três dias de navegação, a expedição chegou à ilha para três dias de estudos e capturas e, na volta para casa, trouxe exemplares para o novo recinto que os visitantes poderão conhecer:

— Será a primeira vez que um aquário receberá peixes da Ilha da Trindade que, além da exposição ao público, poderão ser estudados fora de seu ambiente natural. Faremos pesquisas sobre comportamento, alimentação, crescimento e reprodução desses animais. Também serão feitos importantes estudos de ecotoxicologia para analisar o potencial de contaminação dos peixes locais por metais pesados descartados no continente. Além disso, os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre a ilha e seus segredos, sobre o motivo da Marinha do Brasil ter um posto oceanográfico no local e sobre a fauna marinha encontrada na ilha — explica Marcelo Szpilman.

Espécies como o Cangulo-negro ou Purfa (Melichthys niger) e a Garoupeta (Cephalopholis fulva), muito comuns em Trindade, dividirão espaço com outros animais, como Donzela (Stegastes pictus), Gobi-limpador (Elacatinus fígaro), Bodião Rufus (Bodianus rufus), Bodião Pulchelus (Bodianus pulchellus) , Apogon (Apogon americanos), Jaguareçá (Holocentrus ascensionais), Moreia Banana (Gymnothorax miliaris), Bodião Sabonete (Halichoeres poeyi) e o Peixe-Cofre (Acanthostracion polygonius). Todos viverão em águas com temperaturas amenas, que variam entre 25 e 26 graus.

Protegida permanentemente pela Marinha do Brasil, a Ilha da Trindade não tem moradores fixos e recebe pesquisadores de diversas áreas de conhecimento para estudos e pesquisas. Graças ao isolamento geográfico, abriga hoje espécies únicas, como o Petrel-de-trindade ou Grazina-de-Trindade (Pterodroma arminjoniana), ave marinha que só desova na ilha e cerca de 140 espécies de peixes recifais, dentre elas, seis endêmicas.

Sobre o AquaRio

O AquaRio é o maior aquário marinho da América do Sul. Com 26 mil metros quadrados de área construída, a vida marinha é apresentada aos visitantes em 28 tanques, onde estão peixes da costa brasileira, do Caribe e do Indo-Pacífico. Ao todo, são 4,5 milhões de litros de água salgada e mais de cinco mil animais de 350 diferentes espécies.

Com 3,5 milhões de litros de água, sete metros de profundidade e um túnel de acrílico que corta toda a sua extensão, o Grande Tanque Oceânico é um dos pontos altos do passeio. É lá que estão grandes raias, peixes e tubarões como a “Margarida”, “Donald” e “Gastão”, tubarões da espécie mangona (Carcharias taurus); “Ritinha” e “Zeca”, tubarões-leopardo (Stegostoma fasciatum), que impressionam por seu porte e carisma.

Praça Muhammad Ali, Gamboa (em frente aos Armazéns 7 e 8 do Porto do Rio)

Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 18h (com entrada no circuito até 17h)

A partir de R$ 50 (crianças de 3 a 11 anos - brasileiros e estrangeiros; jovens de 12 a 21 anos (brasileiros); estudantes (brasileiros); pessoas com mais de 60 anos (brasileiros) e pessoas com deficiência (brasileiros e estrangeiros)

R$ 60 (moradores e pessoas nascidas no Estado do Rio de Janeiro)