Brasil, 25 de Abril de 2019

+ F O N T E -

29 de agosto é Dia Nacional contra o Tabagismo

O cigarro ainda é uma das principais causas de câncer: 90% dos pacientes com câncer de pulmão fumam ou são fumantes passivos

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca), todos os anos cerca de 200 mil pessoas morrem precocemente por doenças relacionadas ao tabagismo. O câncer é a principal delas. A cada 100 pacientes brasileiros com câncer, 30 são fumantes. No caso de câncer de pulmão, o número sobe para 90 fumantes.

Para ajudar a reverter esse quadro e conscientizar sobre os perigos de fumar, foi criado o Dia Nacional contra o Tabagismo, lembrado em 29 de agosto. “A data é importante para ajudar a conscientizar sobre a importância de parar de fumar. No caso do câncer, a primeira recomendação para evitar a doença é não fumar. O cigarro é incompatível com boa qualidade de vida e saúde. E os fumantes passivos também sofrem os riscos: eles inalam as substâncias nocivas de um cigarro a cada três que alguém fuma ao seu lado”, alerta Elge Werneck Júnior, oncologista do Instituto de Hematologia e Oncologia Curitiba (IHOC).

O tabagismo está relacionado a mais de 50 tipos de doenças, principalmente, o câncer. “Sabemos que a grande maioria dos casos de câncer tem alguma relação com o hábito de fumar. No caso específico do câncer de pulmão, 90% dos pacientes fumam, já fumaram ou convivem com fumantes”, observa.

Os órgãos mais afetados pelo tabagismo como causa de câncer são pulmões, boca, laringe, traqueia, faringe, esôfago e estômago. “A maioria desses cânceres tem sintomas discretos no início, o que dificulta a descoberta de algum problema precocemente por parte do paciente. “Por isso, é fundamental para os fumantes realizarem check-ups regulares”, salienta o oncologista do IHOC.

Porém, mais do que fazer consultas regulares ao médico, é fundamental parar de fumar, pois, somente assim é que os riscos de desenvolver o câncer diminuem. “O cigarro é uma droga tão forte para o organismo, que os riscos ainda existirão durante dez anos. Mas, após esse período, as chances de desenvolver a doença se igualam as das pessoas que não fumam”, revela Elge Werneck Júnior.

Abandono do tabagismo

Dados do Ministério da Saúde mostram que o tabagismo diminuiu 33% nos últimos dez anos e hoje atinge 10,4% população brasileira com mais de 18 anos. A redução foi estimulada por políticas públicas de combate ao vício, como proibição de fumo em diversos lugares, política de preços e ações educativas e de conscientização, que incluem tratamento para abandonar o vício custeado pelo SUS.

Largar o tabagismo não é uma atitude fácil. O oncologista comenta que a força de vontade costuma ser o maior empecilho na hora de parar de fumar. “Sabemos que somente 10% a 20% dos tabagistas que tentam conseguem abandonar o cigarro, pois qualquer crise de ansiedade ou tristeza torna-se um momento propício para fumar novamente”, salienta. Por isso, a recomendação é fazer um tratamento multidisciplinar, que inclui medicamentos e terapia comportamental. “A psicoterapia ajuda a mudar os hábitos de vida, que é o mais importante na hora de abandonar o vício, pois a pessoa precisa conhecer o mundo que existe sem o tabagismo”, afirma Elge Werneck Júnior.

Sobre o IHOC

O Instituto de Hematologia e Oncologia Curitiba (IHOC), fundado em 2000, é um centro de tratamento médico multidisciplinar, com foco no tratamento de pacientes com tumores e doenças hematológicas. A estrutura é preparada para procedimentos de alta complexidade. Desde o início de 2017, se uniu ao Grupo Oncoclínicas. Mais informações sobre o instituto podem ser conferidas no site www.ihoc.com.br.

Sobre o IHOC

O Instituto de Hematologia e Oncologia Curitiba (IHOC), fundado em 2000, é um centro de tratamento médico multidisciplinar, com foco no tratamento de pacientes com tumores e doenças hematológicas. A estrutura é preparada para procedimentos de alta complexidade. Desde o início de 2017, se uniu ao Grupo Oncoclínicas. Mais informações sobre o instituto podem ser conferidas no site www.ihoc.com.br.

Sobre o Grupo Oncoclínicas

Fundado em 2010, é o maior grupo especializado no tratamento do câncer na América Latina. Possui atuação em oncologia, radioterapia e hematologia em 11 estados brasileiros. Atualmente, conta com mais de 60 unidades entre clínicas e parcerias hospitalares, que oferecem tratamento individualizado, baseado em atualização científica, e com foco na segurança e o conforto do paciente.

Seu corpo clínico é composto por mais de 450 médicos, além das equipes multidisciplinares de apoio, que são responsáveis pelo cuidado integral dos pacientes. O Grupo Oncoclínicas conta ainda com parceira exclusiva no Brasil com o Dana-Farber Cancer Institute, um dos mais renomados centros de pesquisa e tratamento do câncer no mundo, afiliado a Harvard Medical School, em Boston, EUA. Para obter mais informações, visite www.grupooncoclinicas.com.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::