Brasil, 18 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Avaliações de competências em uma nova Era

O dia a dia do profissional de Recursos Humanos está cada vez mais dinâmico, demandando uma postura estratégica e inovadora para acompanhar as mudanças do mercado e aplicá-las com sucesso em suas atividades.

Para que os RHs consigam se adaptar ao novo cenário – que exige processos mais ágeis e eficientes – as avaliações comportamentais surgem como alternativa, pois garantem às empresas redução de custos e otimização nos processos de Recrutamento e Seleção.

Mas quais são as competências que devemos avaliar no momento da contratação de um funcionário? Quais as ferramentas mais eficientes para usar e como avaliar essas competências com rotinas cada vez mais exigentes e complexas?

Com o objetivo de lançar luz sobre essas questões e as dificuldades atuais enfrentadas pelos profissionais de RH, realizei uma palestra na EXPO RH Brasil, durante o CONARH 2018.

Antes de responder essas questões, é preciso discorrer sobre o que é a chamada “Nova Era”. Especialistas afirmam que estamos vivenciando a era da agilidade, com informações em excesso disponíveis para todos.

Com o advento da tecnologia, novas descobertas e inovações crescem de forma exponencial. Vivenciamos avanços tecnológicos nunca antes imaginados, como a Indústria 4.0, que já é um caminho sem volta e promete mudar totalmente os negócios.

O cenário da empregabilidade é um dos que será mais impactado. Os empregos serão diferentes e vão exigir dos profissionais atitudes e comportamentos também diferentes.

A contrapartida é que o profissional de RH passa a ser fundamental para apoiar as organizações a se prepararem para as novas mudanças. Sua função é descobrir as competências que devem ser priorizadas em cada área ou negócio da empresa.

Com base na experiência e trabalho que o Grupo Soulan vem desenvolvendo ao longo de seus 30 anos, podemos garantir que, quando a Indústria 4.0 se consolidar, só os profissionais com competências relativas aos relacionamentos humanos, à criatividade e cognição se manterão atuantes, já que as atividades operacionais e repetitivas estarão sendo realizadas com cada vez mais precisão pelas máquinas.

As organizações terão que sair da antiga estrutura hierárquica, na qual a tomada de decisão era feita apenas nos cargos da alta liderança e se adaptar a estruturas mais simples e flexíveis. Essa é mais uma exigência da agilidade dos novos tempos, já que, em estruturas tradicionais, a tomada de decisão é muito lenta, o que pode resultar na perda de um cliente ou de uma oportunidade importante. O novo cenário exige decisões tomadas em qualquer nível hierárquico, mas não se trata apenas de tomar a decisão, será preciso tomar a decisão correta.

Hoje existem diversas ferramentas para avaliar os profissionais com essas competências. As avaliações mais comuns são: Quociente de Inteligência, Inteligência Cognitiva, Traços de Personalidade, Inteligência Emocional ou Comportamento. Porém o mais importante é saber que de nada adianta ter acesso a todos esses testes se eles são aplicados aleatoriamente. Cada um tem uma função específica e o resultado de um teste não deve ser utilizado para inferir no resultado de outro. O que é um grande erro!

Isso sem contar que muitas empresas utilizam os testes apenas na fase final do processo de s e l e ç ã o, tanto interno como externo, seja pela dificuldade de utilização ou pelo alto custo envolvido no processo. Nesses casos, as chances de reprovação no final do processo são muito altas, o que pode demandar a abertura de outro processo ou a contratação do candidato – mesmo sem ter sido aprovado – por simples falta de tempo ou opção.

Para evitar esse cenário, recomendamos adotar os testes como uma das primeiras etapas do processo seletivo, para que façam parte da fase classificatória e não eliminatória do candidato.

Contar com sistemas de RH inteligentes e integrados, que permitam a identificação dos melhores testes e resultados é fundamental, pois pode garantir não só a escolha do candidato com as competências certas, mas principalmente a s e l e ç ã o daqueles que vão ajudar a empresa a crescer e se destacar em cenários cada vez mais competitivos e exigentes.

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