Brasil, 23 de Setembro de 2018

+ F O N T E -

ABIMAQ ministra o curso NR-10 Segurança em Trabalhos com Eletricidade, em SP

ABIMAQ ministra o curso NR-10 Segurança em Trabalhos com Eletricidade, em SP

Voltado a profissionais de SST - Segurança e Saúde do Trabalho - atuantes em áreas onde há trabalhos com eletricidade no SEC - Sistema Elétrico de Consumo e/ou no SEP - Sistema Elétrico de Potência, o curso da ABIMAQ ‘NR-10 Segurança em Trabalhos com Eletricidade’ é fundamental para aqueles que lidam com sistemas elétricos de alto risco, periculosidade ocupacional e também com prevenção de acidentes.

De acordo com estudiosos, a eletricidade está intrínseca à vida pós-moderna. Mesmo proporcionando grande conforto à sociedade, ela também cria perigos e riscos na sua utilização e que devem ser identificados para não haver acidentes.

O curso tem o objetivo de discutir conceitos básicos sobre eletricidade, sua geração, transmissão e distribuição até os consumidores finais; perigos e riscos envolvidos nesses processos, bem como abordar ferramentas e recomendações de segurança para garantir a proteção dos trabalhadores e consumidores. Ele será realizado no dia 28 de agosto na sede da associação, das 9h às 18h.

O ministrante é Luiz Carlos de Miranda Júnior. Este profundo conhecedor do assunto é mestre em Saúde e Meio Ambiente – SENAC – e especialista em Segurança e Saúde Ocupacional pelo Royal National Institute for Working Life – Swedish International Development Cooperation Agency/Suécia e também em Engenharia de Segurança do Trabalho – PUCC. Possui MBA em Gestão de Saúde – FGV e especializações em Administração de Empresas – INPG; Administração de Recursos Humanos – SALESIANO; Ergonomia – ITSEMAP/Espanha; Higiene Ocupacional – ITSEMAP/Brasil; e Gestão Ambiental/UNICAMP. É higienista Certificado pela ABHO – HOC 14. Atuou ainda como gerente de Segurança e Saúde em algumas organizações e companhias. Miranda Júnior tem lecionado na graduação na Faculdade de Tecnologia da UNICAMP, nos cursos de tecnologia e engenharia ambiental, e de pós-graduação na Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP em disciplinas relacionadas à segurança, saúde, qualidade de vida e meio ambiente. É também coordenador do Curso de Especialização em Higiene Ocupacional da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP. Atua como membro de comissões, comitês e grupos de trabalho, e foi coordenador de segurança de entidades de relevo. Além de consultor, realiza treinamento em prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Programa

Metodologia Utilizada: Aula expositiva, discussão de casos práticos e de normas relacionadas.
Programa proposto (8 horas-aula):

Noções gerais sobre a produção de energia elétrica no Brasil e no mundo.

-Introdução à eletricidade: tensão elétrica, corrente elétrica, resistência elétrica e potência elétrica.
-Segurança com eletricidade: riscos em instalações e serviços com eletricidade - choque elétrico, arcos elétricos, queimaduras, quedas, campos eletromagnéticos.
-SEC – Sistema Elétrico de Consumo e SEP – Sistema Elétrico de Potência: principais diferenças e cuidados.
-Ocorrência de acidentes no SEC e no SEP.
-Organização do trabalho em instalações e serviços em eletricidade: programação, planejamento, equipe.
-Prontuário das instalações elétricas.
-Aspectos comportamentais relacionados ao trabalho e à prevenção de acidentes.
-Condições que devem determinar a interrupção do trabalho.
-Principais riscos de acidentes elétricos e prevenção de acidentes relacionados: proximidade, contato, indução, estática, campos eletromagnéticos, descargas atmosféricas, procedimentos de trabalho, trabalho em altura, comunicação, máquinas e equipamentos, trânsito etc.
-Medidas de Controle do Risco Elétrico: desenergização, aterramento, equipotencialização, seccionamento automático da alimentação, dispositivos a corrente de fuga, extra baixa tensão, barreiras e invólucros, bloqueios e impedimentos, obstáculos e anteparos, isolamento das partes vivas, isolação dupla ou reforçada, colocação fora de alcance, separação elétrica.
-Procedimentos de trabalho passo-a-passo: linhas desenergizadas (linha morta) e linhas energizadas (linha viva).
-Procedimentos de liberação para o trabalho: Ordem de Serviço, APR – Análise Preliminar de Riscos, diálogo comportamental.
-Equipamentos e ferramentas de trabalho: escolha, utilização, medidas de conservação, vida útil, verificação das condições gerais, ensaios.
-EPC – Equipamentos de Proteção Coletiva.
-EPI – Equipamentos de Proteção Individual.
-Sinalização para a segurança de trabalhadores e público em geral.
-Acidentes típicos: prevenção e resgate de acidentados.
-Adicional de Periculosidade - Anexo IV da NR-16: Atividades e Operações Perigosas com Energia Elétrica.

Serviço

‘NR-10 Segurança em Trabalhos com Eletricidade’

Data: 28/08/2018

Horário: 9h às 18h

Local: ABIMAQ - Av. Jabaquara, 2925 (Próximo à Estação São Judas do Metrô)


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo