Brasil, 18 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Abertas as inscrições de animais para a 47ª Expoinel

Expositores que inscreverem seus animais antecipadamente poderão participar da escolha dos jurados.

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) já está recebendo inscrições de animais Nelore e Nelore Mocho para a 47ª Expoinel, uma das mais importantes mostras pecuárias do Brasil, programada para o período de 20 a 30 de setembro de 2018, em Uberaba (MG).

A Expoinel fecha o ano-calendário dos Rankings Nacional e Regionais Nelore e Nelore Mocho, sendo de participação obrigatória para os expositores e criadores que disputam os campeonatos nacionais da raça. Em função disso, da tradição da exposição e da importância histórica de Uberaba na seleção zebuína, espera-se um grande número de animais participantes. A quantidade de animais julgados determina o índice multiplicador das pontuações alcançadas na exposição, para a contabilização no Ranking. A Expoinel, em função de sua importância, conta com um acréscimo de 30% neste índice. Por tudo isso, muitos campeões nacionais da raça serão definidos somente após os resultados obtidos na exposição.

Mesmo para os criadores que não estão na disputa dos campeonatos do Ranking, a participação na exposição é uma grande oportunidade de mostrar o trabalho de seleção feito em seu rebanho e projetar seu criatório em âmbito regional e nacional. O animal que se destaca em uma exposição em Uberaba, costuma ter grande visibilidade e valorização.

Assim como no ano passado, os expositores que fizerem e quitarem as inscrições de pelo menos 5 animais, até o dia 31 de agosto, poderão sugerir nomes de jurados para atuarem na exposição. O trio de jurados que avaliará os animais Nelore e o jurado do Nelore Mocho, serão definidos por sorteio entre os nomes mais votados pelos expositores. O voto de cada expositor terá um peso na contabilização final da votação, de acordo com o número de animais inscritos (5 a 9 = peso 1; de 10 a 14 = peso 2; e 15 animais = peso 4). Não poderão ser sugeridos os jurados que tenham atuado nos julgamentos da Expoinel 2017 e da ExpoZebu 2018, respectivamente para o Nelore e para o Nelore Mocho.

“A Expoinel é o momento máximo do Nelore e do Nelore Mocho nas pistas de julgamento do país. Com toda a certeza teremos em Uberaba os principais animais do momento, evidenciando de forma clara a evolução genética da raça. Nosso objetivo é tornar esse momento cada vez mais relevante para os expositores. Por isso, estamos reforçando a importância da inscrição prévia e participação dos criadores na escolha dos jurados”, afirma o Dr. Nabih Amin El Aouar, presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.

O valor das inscrições (argolas) é o seguinte:

Até 15 animais: R$ 350,00 por animal para sócios em dia com a ACNB e R$ 400,00 para não sócios e inadimplentes.

A partir de 16 animais: valor de R$ 300,00 por animal para sócios em dia e R$ 350,00 para não sócios e inadimplentes.

A entrada dos animais no Parque de Exposições está liberada a partir do dia 17/09. A data base da exposição, em que serão feitas as pesagens e diagnósticos de gestação, é no dia 22/09. Os julgamentos raciais do Nelore se iniciam no dia 24/09, e do Nelore Mocho no dia 28/09. Os grandes campeonatos de ambos ocorrem no dia 30/09.

Assim como nos anos anteriores, simultaneamente à 47ª Expoinel, serão realizadas a XIV Exposição Internacional da Raça Brahman e a 20ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro. A novidade para este ano será a realização também da 2ª Exposição Guzerá Centro Sul Uberaba.

A agenda de leilões conta, até o momento, com 5 eventos confirmados, sendo 4 deles de genética Nelore e 1 da raça Quarto de Milha.

O evento conta com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

150 anos da raça Nelore: A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil está programando uma série de ações especiais para comemorar os 150 anos da chegada da raça Nelore em solo brasileiro. A importância da raça para a pecuária ao longo de um século e meio, a qualidade da carne Nelore e o constante aprimoramento genético são alguns dos temas a ser destacados na 47ª Expoinel.

“Paralelamente aos julgamentos, promoveremos ações em comemoração aos 150 anos da chegada do Nelore ao Brasil, destacando a importância do Nelore na cadeia produtiva da carne bovina. Esperamos receber representantes de todos os elos da pecuária brasileira na 47ª Expoinel”, ressalta o presidente da ACNB.

Para mais informações sobre a 47ª Expoinel, acesse: www.nelore.org.br ou no telefone (11) 3293-8900.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::